14ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza reduz 70% do acervo em um ano e meio


PorMauricio- Postado em 09 novembro 2011

 

A 14ª Vara de Família do Fórum Clóvis Beviláqua reduziu, em um ano e meio, o acervo de 1.469 para 455 processos, o que equivale à diminuição de 70% da quantidade de litígios. O resultado alcançado em outubro deste ano conta com o trabalho feito em conjunto pelos servidores, Defensoria Pública e Ministério Público. 
 
De acordo com o juiz titular da Vara, Yuri Cavalcante Magalhães, "a equipe trabalha com o foco no resultado, sem esquecer que o mais importante são as pessoas. Ela trabalha esclarecendo como as pessoas podem fazer acordos, como elas podem mudar suas crenças com relação ao litígio".
 
A unidade está, também, muito próxima de cumprir a Meta 2 de 2010, que busca julgar todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2006, e já vem cumprindo a Meta 3 de 2011, que estabelece julgamento de quantidade igual de processos distribuídos mais uma parcela do estoque existente. Em outubro, 109 ações foram iniciadas e 181 julgadas. 
 
Os oito servidores da Vara receberam elogio funcional, que reconheceu o zelo da equipe na prestação jurisdicional exercida e pelo compromisso que têm de alcançar os resultados esperados pelo Juízo. 
 
A 14ª Vara de Família conta, ainda, com o apoio de três mediadores voluntários que realizam as audiências de conciliação que ocorrem durante o mês. Em outubro de 2011 foram promovidas 15 audiências buscando encerrar os litígios entre as partes, 13 delas terminaram em acordo.