Análise da obra - A árvore do conhecimento


PorMarcelo Ribeiro...- Postado em 31 outubro 2011

A obra “A Árvore do Conhecimento” dos autores Francisco Varela e Humberto Maturana aborda o tema da cognição ou do processo do conhecimento através um prisma diferente do tradicionalmente considerado como verdadeiro, ou melhor, como aceito e propagado em nossa sociedade, pois na obra os autores exploram e tratam o conhecimento diretamente relacionado a estrutura biológica dos seres vivos.

 Essa ligação com a estrutura biológica dos seres vivos transcende a nossa forma de pensar, agora fazendo uma imersão ao processo do conhecimento como um sistema cognitivo complexo e intimamente relacionado aos nossos limites de perceber a realidade a nossa volta.

 No capítulo 1 do livro, Conhecendo o Conhecer, os autores abordam a questão do conhecimento explicando e explorando “que não vemos que não vemos”. Ora, vivemos num mundo de certezas e verdades absolutas, o que nos cega e remete a ignorar fatos e circunstâncias a nossa volta. Assim, com a “certeza” descartamos muitas situações e ignoramos efetivamente a complexidade do mundo em que vivemos, nos remetendo aos chamados pontos cegos, isto é, nossa deliberada falta ou ignorância em perceber e compreender a complexidade das interações no ambiente em que estamos inseridos.

 Nesse contexto, é fato sermos levados a assumir nossas “certezas” através dos modelos de educação e de comportamentos de nossa sociedade desde os nossos primeiros passos e nossas primeiras experiências na escola, perdendo assim, a espontaneidade do pensar, do perceber nossa interação com o meio, fragmentando e limitando o nosso entendimento do sistema de cognição como um todo.

Portanto, é imprescindível para compreender o processo de conhecimento retirar de nossos olhos todas as bandagens inseridas pelo modelo mental a que fomos expostos, bem como, abandonar as verdades consideradas “dogmas’, pois somente assim conseguiremos perceber realmente o ambiente a que estamos inseridos, captando outras circunstâncias, fatos e realidades até então ignoradas,  e assim, perceber e compreender melhor como ocorre o processo de cognição e sua interação com nossa estrutura biológica e molecular.