Análise de site governamental – Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul


Pornathaly- Postado em 16 junho 2011

Análise de site governamental – Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Endereço eletrônico: http://www.tjrs.jus.br

 

Questões relevantes não perguntadas:

- O tempo demorado pelo usuário para encontrar uma informação ou serviço;

- Se, existe o mapa do site ou sua estrutura;

- Se, possui ferramentas que facilitam retornar à página inicial (home), e se, possui os links que foram percorridos até chegar naquela página.

 

Análise:

O site está muito bem organizado, com um rápido desempenho e grande disponibilidade de ferramentas.

A página inicial tem um "layout" que facilita encontrar o serviço, pois estão dispostos conteúdos relevantes, aos usuários do judiciário, de forma espaçada e grande.

A busca pelo que se procura, pode ser feita por segmentação, sendo disponibilizada: de forma geral, no site, no diário de justiça eletrônico, na legislação, na jurisprudência e para consulta processual.

Possui recursos de acessibilidade, assim como mencionado no site. Que constatei ao utilizar a tecla “TAB”, estando, as informações, em ordem e estruturadas, características que facilitam a acessibilidade. Também por possuir recursos de aumento e diminuição das letras e matizes de luz, a facilitar as pessoas com problemas de visão.

O site destaca temas relevantes como infância e juventude e a doação de órgãos.

Concentra as informações conexas, agilizando o acesso ao disponibilizar telefones de cartórios no Brasil, por exemplo, além dos telefones do próprio tribunal e fóruns vinculados. Além disso, localiza os órgãos no mapa, assim como o horário de atendimento e a pessoa responsável no setor.

Disponibiliza o procedimento para agendamento e visita de escolas de direito, mostrando a preocupação e o acesso da sociedade. Possui formulário para sugestões, críticas e avaliação do novo site.

O site possui o serviço de “carga programada de processos”, onde o advogado ou estagiário preenche os dados e solicita ao cartório a carga dos autos. É uma ferramenta muito útil, pois a carga é algo corriqueiro no judiciário, desburocratizando serviços que podem ser automatizados.

Apesar de ter "twitter", mas como nem todos o utilizam, poderia ter no portal, junto às informações de endereço e telefone, o email para contato. Senão, a pessoa terá que acessar o link “fale conosco” e neste o sublink, “endereços, telefones e horários”, página esta que não tem nenhum email para contato, necessitando tentar outro sublink, de “ouvidoria” ou “sugestões novo site”, que não se encaixam, no serviço procurado: entrar em contato com a organização.

Poderia ter também o dia, mês, ano e até mesmo o horário, nas páginas, já que a maioria dos serviços disponibilizados necessitam de horário, dando segurança ao usuário, além de mostrar que as notícias estão atualizadas.

O único idioma em que as páginas estão disponíveis é o português, o que limita o acesso de estrangeiros e juristas internacionais interessados.

Concluindo, é um site muito completo, bem estruturado, com bastante conteúdo e rico em informações conexas, que não competem ao órgão em si, mas que, por fazerem parte da área jurídica, satisfazem o usuário. Portanto, tem um excelente acesso e usabilidade, atendendo aos vários segmentos da sociedade, não só aqueles que trabalham no ramo, como também instituições acadêmicas e a população no geral, com notícias, certidões de antecedentes, dados estatísticos, dentre outros. Além de possibilitar o acesso às pessoas com deficiência.