Análise de site - Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba


Pormarina.cordeiro- Postado em 11 junho 2012

Site do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba: http://www.tre-pb.gov.br/

O layout da página é bonito e agradável, havendo possui uma boa organização quanto aos serviços e links disponibilizados, separando-os de acordo com a possível utilização.

Por ser a página de um Tribunal Eleitoral, disponibiliza diversos serviços e informações ao eleitor, como: os endereços e contatos de cartórios eleitorais, a expedição de certidões (de quitação eleitoral, crimes eleitorais e certidão negativa de alistamento), como fazer a 1ª e 2ª via do título de eleitor, consulta aos dados do eleitor e o que particularmente achei mais interessante, uma estatística do eleitorado (disponível em: http://www.tre-pb.gov.br/eleicoes_2012/index-menu.php?menu=eleitor&conteudo=estatisticas-eleitorado. Acesso em 11/06/2012). Há uma área que ensina o eleitor ao votar e uma simulação de urna eletrônica, entretanto, este último item – que parecia ser um ótimo ponto positivo, a primeira vista – deixou a desejar, visto que quando tentei acessá-lo a página não foi encontrada.

Há a página da Ouvidoria do TRE-PB, em que o cidadão pode enviar elogios, críticas, sugestões e reclamações. Além dessa opção, também há um espaço para “Dúvidas Frequentes”, que a página sugere o cidadão a conferir antes de encaminhar alguma mensagem, afinal a dúvida já pode estar respondida no próprio site.

Há a disponibilização da legislação eleitoral e de resoluções do TRE; informações sobre eleições prévias, assim como sobre as eleições que ocorrerão no futuro; há informações sobre os partidos políticos existentes, assim como os procedimentos necessários para a filiação partidária.

Há a parte de Transparência e relatório de contas, em que se tem os valores utilizados em compras, contratos, licitações e outros; um espaço especial para acesso à jurisprudência e notícias relacionadas ao TRE atualizadas.

No campo institucional há informações sobre a história e a composição do Tribunal, um organograma indicando a hierarquia nas áreas do Tribunal, entre outras informações.