Análise do Site da Prefeitura de Aracaju


PorMaria Eduarda D...- Postado em 25 novembro 2011

A avaliação dos sites das prefeituras é positiva para a melhoria destes como canal de conexão entre a prefeitura e o cidadão. A transparência de dados, a acessibilidade, o contato direito e facilitado e a confiança do cidadão no que é publicado em tais sites deve ser levado em conta na hora da elaboração de um website de uma prefeitura, além de aspectos estéticos que influenciam profundamente na permanência e na real utilização da página pelo cidadão como forma de obter informações e de participar do governo de seu município como cidadão ativo, para que questione, sugira, cobre ou solicite informações e atitudes da prefeitura.

A página da Prefeitura de Aracaju é uma página simples, discreta, visualmente agradável. Não se utiliza de recursos gráficos em demasia e nem à propaganda de projetos, que limitam-se a divulgação no quadro de notícias.

Ela não apresenta data de criação ou espaço para denúncias e sugestões com proteção do usuário através de anonimato ou da proteção de seus dados, o que infere certa insegurança para o usuário sobre como seus dados pessoais serão utilizados. Possui um quadro vasto com notícias atualizadas nas mais diversas áreas. Também oferece formas de contato atualizadas e dinâmicas, como mapa turístico, blog, rádio on-line, Twitter, Facebook, Orkut, YouTube, Flickr, PodCast, cadastro para recebimento de notícias da cidade, e o recurso do “Fala Cidadão”, suprindo ou tentando suprir a ausência de informação sobre e-mail direto da prefeitura para contato.

Com um menu e fácil acesso, mas com falhas sobre o tamanho da fonte e a organização, oferece informações sobre responsáveis de cada gabinete, oferecendo telefone direto para contato de tais funcionários.

É uma página discreta e oferece o “Portal do Contribuinte”, com relatórios completos sobre o pagamento de taxas, quais são elas, seus valores e datas de vencimento, além de cadastro e acompanhamento da situação fiscal do cidadão via on-line. Ficam informados balanços anuais, informações sobre política fiscal, legislação, código tributário e contas públicas. Não são informadas possibilidades de pagamento de taxas via on-line, cartão de crédito ou qualquer outra forma que não seja em agências bancárias ou diretamente nos Postos de Atendimento. Não disponibilizada em outras línguas além de português. Não apresenta data de criação ou questionário de satisfação.