Análise do Site da Prefeitura de Cuiabá


PorMaria Eduarda D...- Postado em 25 novembro 2011

A importância de um site de prefeitura está no acesso e na transparência de dados da prefeitura ao cidadão, e na disponibilização de contato eficaz e fácil ao cidadão para questionar, sugerir, cobrar ou solicitar alguma informação ou determinada atitude da prefeitura do município. Uma administração transparente, ativa e que inclui o cidadão em seu cotidiano administrativo, tornando-o sujeito ativo de sua cidadania, se dá por vários meios, e um deles é a disponibilização de contato direto e informações transparentes e relevantes para o cidadão ter consciência do que está acontecendo em seu município e ter possibilidade de participar a fundo.

A página da prefeitura de Cuiabá, a primeira vista, é bem ilustrada, colorida e viva. Em uma segunda avaliação, entretanto, verifica-se certo excesso de informação referente a quantidade de imagens e cores da página, quesito importante quando influencia a permanência do usuário na página e em seu conforto para permanecer nesta.

Ela apresenta a data de criação, atualizações recentes, notícias atualizadas, e oferece espaço para denúncias e sugestões anônimas ou com dados pessoas protegidos, informações importantes para estabelecer a confiança do usuário do site. Também oferece formas de contato fáceis e modernas, como perfil em redes de relacionamento como Twitter e Facebook, apesar de não apresentar o e-mail para contato direto com a prefeitura.

Com um menu de fácil acesso, bem organizado e oferecendo telefones de contato e informações sobre responsáveis e funcionários de cada gabinete, a página possui o mérito de disponibilizar contato direto do cidadão ao responsável que ele deseja contatar, sem precisar de intermediários que podem atrasar esse contato.

É uma página repleta de propagandas sobre projetos do município e feitos do governo, e não são especificadas as formas de pagamento de taxas, não sendo também oferecidas opções de pagamento via cartão de crédito ou transferência online. São apenas citadas lojas de atendimento ao consumidor para pagamentos presenciais. Não disponibilizada em outras linguas além do português. Apresenta data de criação, mas não se verifica existência de algum formulário ou questionário de satisfação, além da ouvidoria, que tem outras funções.