Análise do site da prefeitura do Rio de Janeiro


PorEduardo Franco- Postado em 25 novembro 2011

 

Ao entrar no Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro (http://www.rio.rj.gov.br), inicialmente, se vê notícias atualizadas e relacionadas à cidade. Um exemplo é a manchete “Londres: Paes quer trazer instalações temporárias de Basquete e Pólo Aquático para Jogos de 2016” relacionada à Olimpíada de 2016, que irá acontecer na cidade. Quanto a isso, há um atalho no canto direito, “Cidade Olímpica”, que redireciona o visitante ao endereço “http://www.cidadeolimpica.com”.

Há também no canto direito, há atalhos para vídeos, relatórios, publicações do Diário Oficial e para informações sobre o “cartão Família Carioca”, que “oferece um benefício adicional de R$ 50,00 em cada bimestre, conforme o desempenho escolar das crianças e adolescentes da sua família”. Ainda no canto direito, há os botões de compartilhamento (que incluem ferramentas como facebook, tumblr e twitter) e também a caixa de login. O usuário cadastrado no portal tem a opção de personalizar a página, adicionando notícias, órgãos e serviços mais úteis para si.

O canto esquerdo oferece atalhos para subprefeituras e secretarias, por áreas mais específicas. Há também a opção de pesquisa por serviço. O cidadão pode ir diretamente, então, às áreas dedicadas a informações sobre adoção, carnaval e concursos, por exemplo. Na parte inferior aparecem atalhos para áreas de prestação de contas, para a “Transparência Olímpica”, ao “Plano Municipal de Saneamento Básico” e ao “Relatório de Transparência Fiscal”.

O site é visualmente agradável e também muito prático e acessível, uma vez que oferece, no topo da página, um mapa do portal, logo acima de uma caixa de busca. Ainda no topo da página, há um relógio com data, com um visual que lembra os gadgets de dispositivos portáteis como tablets e smartphones, o que dá ao site um ar mais jovial e “limpo”.

Sobre a participação do cidadão, ainda no topo da página, aparecem atalhos para a Ouvidoria, FAQ e Telefones Úteis. Ao optar pela Ouvidoria, o visitante será direcionado a uma página com duas opções: cadastrar um solicitação (reclamação, elogio, sugestão, informação) ou consultar a quantas anda o trâmite de uma solicitação já cadastrada.

Todas as páginas estão identificadas com o nome da instituição e estão disponíveis apenas em português, não havendo, também, um questionário de satisfação.