Análise dos sites dos seguintes órgãos do poder judiciário: TST, TJDFT, TRT-SP.


Porvinicius montoro- Postado em 13 dezembro 2012

 

Análise dos sites dos seguintes órgãos do poder judiciário: TST, TJDFT, TRT-SP.

 

Todos estes sites foram acessados no dia 12/12/2012.

 

Os sites do TST e do TRT-SP apresentam os mesmos pontos negativos em seu portal segundo o questionário:

1. O site não possui um espaço para o pagamento de taxas.

2. Não é informada a política de proteção de dados, privacidade e/ou padrões de segurança e informática do site, a partir da página principal no site do TST, enquanto que no site do TRT-SP não há indicação relativa às diretrizes da lei de acesso à informação.

3. O portal não apresenta o peticionamento eletrônico.

4. Não há agenda ou pauta de julgamentos do Tribunal de Justiça ou Turmas de Recursos, atualizadas.

5. Não possibilita o download das peças que compõe os autos do processo.

 

Já o site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT apresenta, além dos pontos negativos elencados acima, outro problema, o site não apresenta indicação relativa às diretrizes da lei de acesso à informação e também não apresenta a política de proteção de dados, privacidade e/ou padrões de segurança e informática do site, enquanto que os outros sites apresentam pelo menos um dos dois. Em suma, os três portais apresentam praticamente os mesmos problemas segundo o questionário, porém a diferença entre os mesmos é grande no que se refere à quantidade de informaçoes fornecidas e à qualidade do layout.

 

Descrição quanto aos aspectos positivos dos sites:

Primeiro deve-se esclarecer que apesar da avaliação dos sítios segundo a pontuação dos questionários terem sido consideradas ruins, os sites apresentavam o necessário como consultas processuais e de jurisprudência de fácil acesso e entendimento, também apresentavam um layout agradável em virtude da organização dos elementos e da própria aparência.

O site do TST apresenta uma aparência limpa e organizada, com uma barra superior indicando as diversas informações fornecidas pelo site como jurisprudência, legislação e ouvidoria. Conta também com um menu de acesso rápido ao final da página correspondente aos itens da barra superior. O espaço do lado esquerdo do site está reservado para pesquisa processual, pesquisa de jurisprudência e do lado direito está um espaço para ver vídeos da TV TST, logo abaixo está a indicação do número de processos julgados até o momento, e os links de acesso à informação e transparência. No centro da página estão as últimas notícias divulgadas.  O acesso às diversas informações do site é fácil em virtude da simplicidade do layout.

O site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios apresenta como os outros dois a parte esquerda da página para consulta, a parte central para a apresentação das últimas notícias e ao lado direito apresenta três tópicos referentes aos advogados, aos cidadãos, ao funcionamento do órgão, os quais estão bem organizados em relação aos demais sites que deixam essas informações misturadas. Também mostra links de ações sociais e concursos. Na verdade este se apresentou o mais organizado e mais completo.

O site do Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região (TRT-SP) apresenta uma página com poucos elementos e bem simplificada, com apenas um pequeno espaço reservado à consulta rápida de processos à esquerda, ao centro está um espaço para a divulgação das últimas notícias, e na parte inferior há um local destinado à apresentação de serviços online.

 

fontes: 

 

http://www.tst.jus.br/ (link do portal), http://egov.ufsc.br/portal/node/40773/submission/264 (link do questionário)

http://www.tjdft.jus.br/ (link do portal), http://egov.ufsc.br/portal/node/40773/submission/266 (link do questionário)

http://www.trtsp.jus.br/ (link do portal), http://egov.ufsc.br/portal/node/40773/submission/267 (link do questionário)