Artigo: Representações sociais da reforma do Judiciário — um estudo baseado nas perspectivas dos servidores do Tribunal de Justi


Poregon- Postado em 09 junho 2015

Colegas,
 
Realizei a leitura do artigo e achei muito interessante: observa a reforma do judiciários através de suas relações sociais e percepções de servidores envolvidos (que passaram e fizeram parte do período de reforma - ainda vigente)
 
Os autores do artigo fazem um levantamento teórico e empírico relacionados À reforma do judiciário, apontando a aplicação de conceitos da administração pública ao judiciário.
Usa como método, as representações sociais e, em seu artigo, apresenta-o: "uma forma de teorização a respeito da interação entre os níveis individual e coletivo". Referencia outro autor (Jodelet, 2001) para afirmar que "a representação social sempre como a representação de alguma coisa (objeto) e de alguém (sujeito). A representação é uma interpretação, uma valoração, ou uma descrição que é necessária para que os indivíduos sejam capazes de atribuir significado  ao objeto."
A pesquisa foi realizada com servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (263 servidores) e, após responder sobre seu perfil, os entrevistados deveriam listar trÊs palavras ou expressões relacionadas ao tema "reforma do judiciário". Foram encontradas 795 palavras diferentes que foram analisadas usando ferramenta de Business Inteligence. Foram encontradas 10 categorias e e 31 subcategorias, sendo a categoria com maior ocorrência relacionado ao eixo de gestão de processos.
AnexoTamanho
representacoes_sociais_da_reforma_do_judiciario.pdf312.24 KB