Avaliação de site - Tribunal de Justiça de Minas Gerais


Porleticiapoggi- Postado em 23 junho 2013

               O site, http://www.tjmg.jus.br/portal/, apresenta um painel no qual se revezam quatro informativos. Esses informativos são bem chamativos, e alguns deles, em minha opinião, ganharam lugar de demasiado destaque, visto que não são serviços mais utilizados e nem informações essenciais ou de grande utilidade. De resto, é possível ver a busca processual e de jurisprudência com lugar de destaque. Acerca dos pontos de atendimento, o site disponibiliza não só os endereços como também disponibiliza um mapa com as regiões das comarcas, entretanto, as informações nele presentes estão em tamanho muito diminuído o que dificulta a obtenção das informações deste. O site disponibiliza no topo da página uma seção “links” neste se encontrão os links de todos os tribunais de justiça estatuais.

                No que se refere ao acompanhamento dos processos eletrônicos, o site destaca um de seus benefícios: “a facilidade que os advogados terão para consultar todas as peças do processo e apresentar petições pela Internet”.

                A consulta de jurisprudência no site se dá através de um sistema de busca bem detalhado, no qual o usuário pode acrescentar várias informações, especificando bem o que procura e assim não acabar perdido dentre muitos resultados da busca.

                O site ainda apresenta uma seção de passo-a-passo com o intuito de auxiliar os leigos a utilizarem a Justiça. Os manuais são disponibilizados na própria página e apresentam linguagem simplificada.

                Embora apresente o link, o site não possui o sistema de peticionamento eletrônico, aquele que clica no link é direcionado para o site do Conselho Nacional de Justiça, somente neste é que é possível o peticionamento.