Avaliação de site - Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região - Distrito Federal e Tocantins


Porleticiapoggi- Postado em 23 junho 2013

              O portal, http://www.trt10.jus.br/index.php, apresenta, em minha opinião, certa poluição visual. Logo abaixo da foto, no cabeçalho da página, se encontram vários atalhos e serviços dispostos de uma maneira embaralhada e confusa. No canto esquerdo deste cabeçalho a situação é mais grave, e vários ícones são acumulados em um menor espaço. Além disso, o site como um todo parece concentrar todo o seu conteúdo em um espaço reduzido, criando certa dificuldade para se achar o que se procura, visto que todos os links ficam concentrados muito próximos uns dos outros. Isso cria alguma falta de foco nos serviços mais usados pelos usuários, visto que todas as informações recebem, de certa forma, o mesmo grau de destaque. Para mim, isso acaba atrasando o usuário que busca os serviços mais essenciais, na medida em que estes não estão mais destacados que o restante.

               Sobre a consulta de processos, esta se dá de maneira confusa. A área para se realizar esse serviço se encontra nesse desordenado cabeçalho e até um link que fornece informações para o usuário acerca do que seriam os números pedidos para se realizar a consulta. O peticionamento eletrônico não é realizado no site, e quando se procura esse serviço e se clica no link “e-Doc” na página principal, este encaminha o usuário ao site do Conselho Superior de Justiça do Trabalho.

                Apesar disto, o portal apresenta o agendamento de pautas e julgamentos com até um mês de antecedência.  As notícias lá divulgadas se encontram bem atualizadas, já no que se refere a relatórios – como estatísticas da ouvidoria e de produtividade dos magistrados -, estes se encontram com atrasos até de meses.