Avaliação de site - TRT 4ª Região - Estado do Rio Grande do Sul


Porwallace- Postado em 26 junho 2013

Primeiras impressões

Logo ao acessar a página inicial do site é possível ter o conhecimento dos serviços disponíveis, bem como a identificação da instituição, suas funções e notícias referentes às suas áreas de atuação. Sua interface é simples e intuitiva, faz uso de uma linguagem mais técnica, o que torna a sua informação de conhecimento mais restrito, mas sem prejuízo do acesso em geral. Possui uma gama de serviços on-line como o peticionamento eletrônico e o pagamento de taxas. Entretanto não é possível identificar históricos de visitas, políticas de segurança da informação, agendas ou pautas com antecedência e idiomas alternativos.

Pontos positivos

Serviços e acessibilidade on-line: os serviços e a acessibilidade on-line são amplos alcançando tanto os operadores diretos como as partes e usuários em geral. O portal oferece; acompanhamento processual, pagamentos de taxas e custas judiciais, consulta jurisprudêncial e de acordãos, peticionamento e processo judicial eletrônico, solicitação de sustentação oral e sessões on-line, cálculos trabalhistas etc. No entanto, é lógico que o acesso presencial não é prejudicado e, neste sentido, o site oferece amplas informações referentes aos locais de prestação dos serviços, através de endereços e mapas, assim como disponibiliza links externos.

A ouvidoria também está presente, possibilitando o contado dos usuários com o tribunal de diversas maneiras, telefone, fax, e-mail, formulários on-line e cartas.

Atualização: as informações e notícias estão sempre atualizadas, dando segurança e confiança aos usuários.

Pontos negativos

Linguagem: a linguagem referente aos serviços é técnica, o que pode causar aos leigos na área jurídica certa dificuldade, assim como exige do usuário um breve conhecimento de informática. O idioma disponível é somente o português

Política de segurança da informação, e lei de acesso à informação: por ser um site que oferece amplos serviços on-line a referencia a lei de acesso a informação deveria ter mais destaque, o portal até a cita, mas com poucos detalhes. Da mesma forma, a política de segurança da informação deveria ter destaque, pois é o pressuposto básico de uso dos serviços on-line, pois possibilita aos interessados uma maior confiança, afastando as dúvidas e incentivando o uso do serviço virtual.