Avaliação do Sítio e Portal do TCM/SP


PorDanielle Martins- Postado em 13 agosto 2012

  O projeto Métrica Avaliativa dos Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas brasileiros foi elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento, com participação de pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Direito e de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a Coordenação geral dos Professores Aires José Rover e Orides Mezzaroba, Coordenação de projeto e equipe ao encargo da doutoranda Paloma Maria Santos e equipe técnica de produção com participação da Professora Marciele Berger Bernardes, da jornalista Mariana Mezzaroba e da estudante de Administração Melissa Midori Martinho Goto. 

  O projeto teve como objetivo geral avaliar os Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas Brasileiros, buscando identificar em que estágio de evolução se encontrava esses canais de ligação com o cidadão. Além de verificar quais ferramentas estavam disponíveis aos órgãos jurisdicionados como canais de informações e serviços. A finalidade da pesquisa era identificar o grau de participação entre dirigentes, cidadãos e jurisdicionados. Nesse sentido, foram avaliados os portais dos 34 Tribunais de Contas brasileiros por meio da aplicação de um questionário organizado de modo a avaliar, quantificar e qualificar a usabilidade, acessibilidade e tipo de participação popular viabilizada pelos Tribunais de Contas por meio de seus portais.

 

Avaliação do Sítio e Portal do Tribunal de Contas do Município de São Paulo TCM/SP

http://www.tcm.sp.gov.br/

       O presente Tribunal de Contas do Município de São Paulo foi considerado ruim na Avaliação dos Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas Brasileiros, pois atendeu 63,9% dos itens gerais utilizados na métrica avaliativa, que se encontram a seguir:

1)    As URLs utilizadas no portal evitam o uso de caracteres do tipo &,?,=.

2)    O portal funciona nos seguintes navegadores; Internet Explorer (Testado no Windows XP); Chrome (Testado no Windows); Firefox (Testado no Linux - Ubuntu); Firefox (Testado no Windows); Ópera (Testado no Windows); e Safari (MAC). Com acessibilidade, facilidade para leitura e funcionalidade e nas diversas plataformas e dispositivos.

3)    O portal funciona nos seguintes dispositivos;  Desktop, Notebook, Netbook, Tablet e Celular.

4)    Para acessar a página inicial ou executar tarefas simples, não é necessário algum tipo de instalação.

5)    A página não apresenta excesso de informações, do tipo banners, anúncios, notícias, ícones, etc.

6)    A linguagem utilizada no portal é simples e de fácil entendimento.

7)    As informações e serviços estão localizados na primeira página.

8)    Toda informação é passível de cópia.

9)    Todas as páginas apresentam recursos de impressão amigável, e os textos nunca são prejudicados.

10)  O portal possui o link de notícia.

11)  O portal utiliza recursos de imagem para complementar à informação textual.

12)  Existe link para receber informações online mediante cadastro (sistema push).

13)  O portal apresenta uma ferramenta para Consulta a processos e documentos.

14)  O portal informa quem são os responsáveis por cada um dos setores/departamentos dentro do órgão, informando nome e telefone.

15)  O portal apresenta informações de endereço físico e telefone de contato, visível e de fácil localização. Porém não fornece endereço eletrônico para comunicação com o Tribunal.

16)  O portal oferece serviços para o público alvo; Cidadão e Servidor.

17)  O portal apresenta link para acompanhamento de Gestão Fiscal/Financeira do próprio tribunal contendo relatórios de execução orçamentária e financeira, gestão fiscal, e informações de licitações/contratos. Com exceção de atividades que não são apresentadas.

18)  O portal apresenta opções de comunicação para o cidadão por meio dos  links de Fale conosco, onde é disponibilizado e-mail e formulário eletrônico.

19)  É possível baixar (fazer download) de documentos via site.

20)  Os nomes dos arquivos disponíveis para download estão de acordo com o conteúdo do documento.

21)  Os documentos disponíveis para download informam o tamanho e o formato a serem baixados.

22)  Os arquivos disponíveis para download podem ser abertos a partir de softwares gratuitos.

23)  Ao realizar a busca pelo nome do tribunal no google, o site aparece referenciado em primeiro lugar.

24)  O portal avisa o usuário quando a instalação de um plugin se faz necessária.

25)  O portal está disponível no domínio gov.br.

26)  A solicitação encaminhada é respondida no prazo de até cinco dias uteis.

27)  O preenchimento de dados nos formulários, quando existente, não apresentam redundâncias ou questionamentos inapropriados ou muito extensos.

28)  O portal não faz uso de pop-ups.

29)  O portal apresenta informações acerca de Legislação do TC (Lei Orgânica, Regimento Interno, Instruções Normativas, Resoluções e Portarias); Legislação em geral (Constituição Federal/Estadual, Leis Federais; Leis Estaduais); Diário Eletrônico e Publicações do Tribunal. Com exceção de Planejamento estratégico do tribunal e Obrigações dos Jurisdicionados/Agenda do Gestor, que não são apresentados no portal.

30)  O portal fornece indicador da progressão do carregamento do arquivo que está sendo baixado.

31)  O mecanismo de busca do portal apresenta resultados coerentes com a palavra/expressão pesquisada.

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O sítio do Tribunal de Contas do Município de São Paulo não atendeu aos seguintes itens:

1)    As URLs não funcionam sem o "www".

2)    O site não utiliza convenções do tipo; Caixa de busca no canto superior direito, Links sublinhados e o Logotipo do sítio não funciona como link de volta a página inicial. Com exceção do Link azul, Botões desenhados como elementos clicáveis, e o nome (ou logotipo) do sítio está no canto superior esquerdo, que são utilizados no portal.

3)    O portal não está disponível em outros idiomas, além do idioma português.

4)    O portal não apresenta mapa do site.

5)    O portal não apresenta link para acompanhamento de Gestão Fiscal/Financeira dos Jurisdicionados contendo informações relativas a receitas e a despesas.

6)    O portal não apresenta link com Pesquisas de satisfação ou Enquetes eletrônicas sobre a qualidade dos serviços e informações prestadas.

7)    O portal não apresenta espaço de debate público (comunicação bidirecional) utilizando-se da rede social.

8)    O portal não apresenta instrumento para a medição do tráfego de usuários no site.

9)    A ferramenta de busca não permite erros de digitação ou oferece lista com sugestões de palavras mais próximas.

10)  O portal não apresenta link na página principal sobre Termos de Uso, Segurança e Privacidade.

11)  O portal não possui https quando em áreas que exijam maior nível de segurança.

 

Localização

Avaliação do Sítio e Portal do TCM/SP
Av. Prof. Ascendino Reis, 1130 - Vila Clementino
São Paulo, São Paulo
Brasil
23° 36' 1.782" S, 46° 39' 10.7568" W

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