Bibliotecas Virtuais


Porjulius- Postado em 18 maio 2012

Localização

ESA _ Escola Superior de Advocacia
largo da pólvora, 45
são paulo
Brasil
23° 36' 22.3416" S, 46° 28' 14.5344" W

1 - INTRODUÇÃO 

Este texto se propõe a explicar os conceitos do âmbito das bibliotecas virtuais e sua importância como parte do governo eletrônico.  

2 - CONCEITO 

A definição tradicional de Biblioteca é a de "depósito de livros", do grego "biblio" (Livro) e "théke"  (deposito). Hoje, de maneira mais abrangente,  é todo espaço destinado a uma coleção de informações de quaisquer tipos, não só livros, podendo conter revistas, jornais, fotos, bem como, informações audiovisuais. A biblioteca virtual só foi possível com o advento tecnológico da digitalização do livro  e demais mídias como o videocassete, disco de vinil, etc, permitindo a sua desmaterialização e disponibilização em formato digital.  Portanto, Biblioteca Virtual é uma coleção de informações, disponibilizada em formato digital em um ambiente eletrônico que propicie e facilite o acesso de quem o utilize, podendo ser pública ou privada. As bibliotecas públicas são as que mais contribuem para aplicação dos princípios e diretrizes do governo eletrônico, sendo duas delas a promoção da cidadania e inclusão digital. 

3 - O ACESSO A INFORMAÇÃO COMO EXERCÍCIO DA CIDADANIA 

A importância das Bibliotecas Virtuais está intimamente ligada a importância do acesso a informação. A informação é poder, portanto, indivíduos com mais informação tem mais capacidade de realização de seus objetivos e indivíduos com menos informação tem menos força para a mesma tarefa. As disparidades de informações entre indivíduos que “sabem mais” e os que “sabem menos” provocam, geralmente, uma concentração de poder nas mãos dos primeiros. Neste sentido existem grandes diferenças entre os individuos na sociedade, as bibliotecas virtuais contribuem para que todos os indivíduos tenham acesso a informação, concorrendo para o exercício da cidadania e a diminuição das diferenças sociais. Mas o meio de suporte sendo digital, somente os indivíduos que já utilizam deste meio tem acesso às bibliotecas virtuais. A velocidade e efetividade do acesso a informação se liga a INCLUSÃO DIGITAL. 

4 - INCLUSÃO DIGITAL 

A inclusão digital não consiste apenas em distribuir computadores para a população de baixa renda, esta inclusão consiste também em educar o individuo e prepara-lo para utilização desta nova ferramenta.  A alfabetização em informação deve criar aprendizes ao longo da vida, pessoa capaz de encontrar, avaliar e usar informações, seja para resolver problemas ou tomar decisões. Um indivíduo alfabetizado em informação é capaz de identificar a necessidade de obter dados, de os organizar e aplicar na prática, integrando-os a um corpo de conhecimentos já existente e empregando-os na solução de problemas. 

5 - CONCLUSÃO 

Quando a informação se libertou do papel, ganhou novas qualidades, podendo ser disponibilizada para todos ao mesmo tempo. Para usufruir destes benefícios a sociedade deve estar preparada. As Bibliotecas Virtuais continuarão a se propagar e evoluir, disponibilizando uma quantidade crescente de informações com volume e qualidade, mas para que o acesso a informação cumpra o seu papel de propagar a igualdade entre os indivíduos, os cidadãos devem estar aptos a encontrar a informação. Sem “cidadãos digitais” não haverá governo eletrônico. 

Seguem abaixo algumas bibliotecas virtuais: 

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp  

http://www.direitoshumanos.usp.br/  

http://www.portacurtas.com.br/  

http://www.itaucultural.org.br/ 

http://www.teses.usp.br/  

http://www.biblio.com.br/  

http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/index.php  

http://portal.anhembi.br/publique/Biblioteca-269  

http://www.centrocultural.sp.gov.br/publicacoes_online.asp  

http://noticias.universia.com.br/destaque/especial/2011/09/27/871674/120-livros-academicos-download-gratuito.html 

http://www.estudantes.com.br/bib_virt.asp 

http://biblioteca.uol.com.br/ 

http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_portugues1.htm