Blog do Planalto entra no ar com mensagem de boas-vindas


PorAnônimo- Postado em 01 setembro 2009

1 de setembro de 2009
segunda-feira, 31 de agosto de 2009 às 14:00
http://blog.planalto.gov.br/sobre-o-blog-do-planalto/
Estamos aqui para compartilhar com vocês informações sobre o cotidiano da Presidência da República. A equipe do Blog do Planalto vai acompanhar de perto os eventos, atos e a agenda do Presidente para que você, seus amig@s, familiares e companheir@s de navegação na internet possam compreender melhor as ações, programas e políticas do governo.
Vamos usar textos, fotos, vídeos, áudios e infográficos para ilustrar nossas mensagens. Sempre buscando a melhor sintonia com o público que está cada vez mais plugado nas novas mídias digitais. Acreditamos que este é apenas um primeiro passo para estabelecermos um diálogo cada vez mais próximo e informal entre governo e sociedade.
Perguntas e respostas
O Blog do Planalto é do Presidente da República?
Não, o Blog do Planalto é um canal de comunicação da Presidência da República com a sociedade.
Qual o objetivo do Blog do Planalto?
Produzir e disponibilizar informações do cotidiano da Presidência diretamente a um público que cada vez mais vem se informando pelas novas mídias que gravitam em torno da internet. Acompanhar de perto os eventos e atos da Presidência e a agenda do Presidente da República, oferecendo aos internautas a melhor informação e maior agilidade possíveis. Divulgar informações que ajudem a compreender melhor as ações, programas e políticas governamentais.
O presidente vai escrever no Blog do Planalto?
O presidente vai se manifestar no Blog do Planalto, por meio de textos, áudios e vídeos, mas a administração do Blog não será feita por ele pessoalmente.
O Blog do Planalto será um veículo de informações oficiais do governo?
Não, o governo continuará se manifestando oficialmente por meio do Diário Oficial da União, notas e comunicados de seus órgãos e declarações de seus devidos representantes. O Blog do Planalto será um observador da Presidência da República por um ângulo diferenciado.
Quem faz o Blog do Planalto?
A equipe do Blog do Planalto é composta por seis pessoas: um editor, três repórteres/redatores, um web designer e um programador, todos vinculados à Secretaria de Imprensa ou cedidos por outros órgãos da Presidência da República.
Como a equipe foi escolhida?
Foram indicados por blogueiros e ativistas das mídias sociais e passaram por análise de currículos e entrevistas.
O Blog do Planalto terá área para comentários?
Não. A princípio, o Blog do Planalto não terá área de comentários. Há dificuldades práticas para administrar essa interatividade.
Como se dará a interação entre o público e o Blog do Planalto?
Estamos estudando algumas formas, como enquetes e relacionamento com outros blogs, e vamos implementar na medida em que o projeto for se consolidando.
O Blog do Planalto estará em redes sociais como orkut, twitter, facebook, youtube e outros?
Pretendemos usar o maior número de ferramentas das novas mídias sociais, mas estamos dando um passo de cada vez.
Qual a necessidade de a Presidência da República ter um blog?
O brasileiro está cada vez mais familiarizado com a internet e está entre os que mais acessam sites no mundo. Além dos tradicionais portais de notícias, as redes sociais e blogs estão cada vez mais populares. A Presidência da República está apenas se adaptando a essa nova realidade.
O Blog do Planalto será uma ferramenta de confronto com a imprensa?
O Blog do Planalto não pretende entrar em conflito com a imprensa ou quem quer que seja. Mas a Secretaria de Imprensa da Presidência utilizará seus canais de comunicação para fazer os esclarecimentos que julgar necessários quando forem divulgadas informações equivocadas, fora do contexto ou incorretas.
A imprensa poderá ter acesso ao Blog do Planalto?
É claro. O Blog do Planalto está vindo se somar a muitos outros mecanismos de divulgar informações que a Secretaria de Imprensa da Presidência já coloca à disposição dos órgãos de comunicação e do público em geral, como os programas de rádio Café com o Presidente, Bom Dia Ministro, Brasil em Pauta e Voz do Brasil, as transmissões ao vivo de eventos por meio da TVNBR e a coluna semanal para jornais O Presidente Responde. Na internet, a Secretaria de Imprensa tem uma página que oferece informações especialmente para a imprensa (clique aqui). O Blog do Planalto não está chegando para substituir nada, ele vem para acrescentar um canal na rede de informações do governo.
Quais as ferramentas e aplicações usadas no desenvolvimento do Blog do Planalto?Estamos utilizando o publicador Wordpress, incrementado com diversos plugins (complementos) para conteúdos multimídia e interatividade. Temos um programador colaborando diretamente com a comunidade do Wordpress e produzindo software livre que poderá ser utilizado por outros órgãos governamentais e por qualquer pessoa na Internet.
Como o Blog do Planalto se integra a outros portais de informação do governo?Por meio de links diretos, citações ou republicação de conteúdos, e potencialmente por meio de ferramentas agregadoras de feeds (como RSS) e outros formatos de dados. A equipe do Blog do Planalto também cultiva uma interação crescente com as assessorias de comunicação dos órgãos governamentais para qualificar a apuração dos conteúdos publicados.
Fonte: Blog do Planalto
URL: http://blog.planalto.gov.br/sobre-o-blog-do-planalto/
Saiba mais sobre o Blog do Planalto
Endereço: http://blog.planalto.gov.br/

Tecnologia, progresso e o impacto humano sobre a Terra

O progresso do Estado tem como uma das marcas delimitadoras a aplicação de tecnologias inovadoras de comunicação com a sociedade, seja no sentido de imprimir maior transparência nas ações do governo, seja para interagir com ela. Fato é que é uma tendência global.
A maneira como são empregadas essas tecnologias pelos governos demonstra maior ou menor interação com a sociedade. Isso quer dizer que não basta a existência de um site, por exemplo, para que a administração pública mostre a utilização da tecnologia, esse é apenas um dos instrumentos colocados à disposição. É necessário, pois, disponibilizar serviços amplos de informação ao cidadão, das mais variadas formas.
De qualquer forma, a utilização da tecnologia pelo governo não pode ser interpretada só como um produto colocado à disposição do cidadão, é muito mais do que isso, é um meio de diminuir distâncias entre o governo e a sociedade, incentivando as pessoas a participarem efetivamente das ações e decisões. A democracia participativa é a democracia informatizada, onde as pessoas queiram interagir com o governo não somente no sentido de utilizar formulários eletrônicos, mas, criar mecanismos de discussão, de diálogo de comunicação. Esse é um impacto positivo das inovações tecnológicas a serviço da cidadania já que altera o papel desempenhado pelo indivíduo que passa a ser um dos atores no processo político decisório e não um simples formulador de consultas via formulários eletrônicos.
Esse é um dos impactos positivos que podem ser observados em matéria de governo eletrônico. Todavia, muitos outros são os impactos da tecnologia, como assevera John Gray, o progresso real está na técnica e na tecnologia, porém na ética e na política é um mito, uma ilusão. Essa posição, a princípio pessimista do autor revela, em verdade, uma preocupação com os reflexos para o futuro da humanidade, que ele acredita estar com os dias contados, já que as soluções oferecidas para os problemas de evolução e desenvolvimento são em grande parte utópicas.