Centro de Reciclagem recebe lixo tecnológico

Poredson- Postado em 24 setembro 2010

Florianópolis – O primeiro Centro de Reciclagem Tecnológica do Estado foi inaugurado ontem, na Capital. Em um espaço de 1.200 metros quadrados, no bairro José Mendes, serão recebidos computadores e outros equipamentos já sem uso, que acabam descartados no lixo comum, causando danos ao meio ambiente.

No espaço: monitores, teclados, televisores, disquetes, máquinas de fotografia entre outros produtos de informática serão recebidos, separados, consertados e enviados a 19 comunidades carentes de Santa Catarina para programas de inclusão digital. Já aqueles que não podem mais ser reaproveitados serão descartados em locais próprios para lixo tecnológico.

A iniciativa partiu do CDI (Comitê para Democratização da Informática) em parceria com a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Sucesu (Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de Santa Catarina) e o Conselho da Comunidade. “Estávamos estudando a possibilidade há dois anos. Agora, com a inauguração do Centro, pretendemos fechar parcerias para postos de coleta nos bairros”, diz o presidente do CDI, Heitor Blum. A lista de postos de coleta está no site: http://www.cdisc.org.br/

Chance de doar a quem precisa

Agora, quem antes precisava deixar eletrônicos atrás da porta ou embaixo da cama já poderá encaminhá-los a quem precisa. “Minha televisão estava há um ano jogada nos cantos da casa. Não sabíamos mais o que fazer. Não queria me desfazer dela de qualquer jeito, mas aqui no Centro pode ir para a sala de quem precisa”, diz Cláudia Losso, que foi à inauguração do Centro levando um aparelho de televisão.

Antes mesmo de abrir ao público, o Centro já conta com 3.000 monitores para serem triados e 400 computadores para serem encaminhados às comunidades cadastradas. “Espaço não é o problema, quanto mais recebermos material, melhor. Se um dia o galpão ficar lotado, abriremos outro em São José ou Palhoça”, afirma o presidente do CDI, Heitor Blum.

Saiba mais / Lixo tecnológico
Material que o Centro de Reciclagem recebe