Certificação digital reforça segurança virtual


PorAnônimo- Postado em 04 junho 2009

Os contribuintes (pessoa física ou jurídica) que, este ano, entregaram a declaração de Imposto de Renda referente ao último ano fiscal utilizando a certificação digital receberam prioridade de resposta da Receita Federal. Segundo o diretor de operações de telemática da Serasa, Dorival Dourado, no Brasil, cerca de 3% das declarações foram entregues pelo declarante que possui certificado digital. Ou seja, quem recebe a mensagem identifica a origem e a integridade do documento, uma vez que a mensagem eletrônica passa por um processo de encriptação, só sendo permitido o acesso por meio de chaves públicas, um tipo de senha específica. O uso do certificado digital por empresas ou internautas permite maior segurança no tráfego de informações pela rede. Trata-se de um documento eletrônico de identidade, com respaldo legal, que gera uma assinatura eletrônica criptografada, e identifica o usuário, seja o titular pessoa física ou jurídica.

Eletrônico

A ferramenta armazena a chave pública do titular, com nome completo, endereço de e-mail, data de validade da chave pública, nome da autoridade registradora (AR, empresa que emite o certificado digital), número de série e assinatura digital da autoridade certificadora (AC). "Com o certificado digital, é possível detectar quem é quem na internet", atesta o diretor de operações da Serasa, principal autoridade certificadora privada, com 70% do marketing share em todo o País. Além de certificação, a Serasa presta assessoria consultiva da tecnologia digital de reconhecimento eletrônico.Qualquer documento digital, diz o diretor, tem hoje validade jurídica, além de combater a fraude online. "Por conferir alto grau de confiabilidade e viabilizar os processos empresariais, cada vez mais o governo e entidades privadas estão fazendo uso dos meios eletrônicos para simplificar os negócios; alguns deles precisam ser reconhecidos eletronicamente", explica, salientando que a Serasa Salvador atinge 80% do mercado local.Segundo dados do Serpro, uma empresa de médio porte que utiliza o certificado digital podeeconomizar, anualmente, algo em torno de R$ 3.500, na emissão de papéis e autenticações no cartório.

Nota-se uma tendência há informatização desta declaração de pagamento de tributos devido à segurança gerada pelo certificado digital. Desta maneira, poupa-se tempo, papel, e potencializa-se a transparência das delcarações bem como diminuem-se os erros que antes aconteciam.

http://www.serpro.gov.br/noticias-antigas/noticias-2005-1/20051130_03