Chaïm Perelman e a nova retórica

Pormarina.cordeiro- Postado em 28 maio 2012

MACHADO, Rebeca Miscow
MACHADO, Rebeca Miscow. Chaïm Perelman e a nova retórica. Monografia. Graduação em Direito. Universidade Federal de Santa Catarina. 2011.

CHAÏM PERELMAN E A NOVA RETÓRICA - Rebeca Miscow Machado
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do grau de bacharel em Direito.
Orientador: Prof. Dr. Reinaldo Pereira e Silva.
Florianópolis, 2011.

RESUMO: O presente trabalho de conclusão de curso, submetido à Universidade Federal de Santa Catarina, para a obtenção do título de Bacharel em Direito, pretende apresentar um estudo sobre a teoria da Nova Retórica, criada pelo filósofo Chaïm Perelman, na segunda metade do século XX. Com esse intuito, este trabalho foi subdividido em três seções. A primeira seção explana a questão da Hermenêutica Jurídica, mostrando a importância da interpretação das normas jurídicas. Também discorre sobre a presença da Retórica ao longo dos anos e sobre o uso da Argumentação, que é um dos modos pelo qual a Retórica se manifesta. Em seguida, breves considerações sobre a Teoria da Argumentação Jurídica, que propõe o estudo das relações humanas do ponto de vista
argumentativo no Direito. A segunda seção explica quem foi Chaïm Perelman e qual a sua importância para o Direito, enfocando, depois, a Nova Retórica e um dos pontos principais dessa teoria: o conceito de Auditório Universal. Por fim, a terceira seção, que apresenta, de um lado, as críticas feitas à Nova Retórica e ao conceito de Auditório Universal; de outro, as incontestáveis contribuições dessa teoria para o Direito, a Filosofia e outras áreas do pensamento.
Palavras-chave: Hermenêutica Jurídica; Retórica; Argumentação, Chaïm Perelman, Nova Retórica; Auditório Universal.
AnexoTamanho
tcc_rebeca_dez_2011.pdf298.52 KB