A compra por impulso em ambientes on-line


Porjuliawildner- Postado em 25 novembro 2015

Felipe Campelo Xavier da Costa, Juliano A. Larán

 

Resumo

Este estudo tem como propósito avaliar os antecedentes e as conseqüências da compra por impulso em lojas virtuais da Internet. Para tanto, foi desenvolvido um modelo teórico que procura apresentar as relações existentes entre o ambiente de loja (site), a impulsividade individual, a circulação na loja (navegação no site) e a realização de compras impulsivas. A partir de uma pesquisa survey realizada com compradores de produtos pela Internet, por meio de modelagem de equações estruturais, foi evidenciado que o ambiente do site afeta o nível de impulsividade, a navegação no site e a ocorrência de compras por impulso, bem como se encontrou uma relação entre compra por impulso e emoções positivas. Elementos ambientais que influenciam a compra por impulso foram identificados e rotas para futuras pesquisas apresentadas, juntamente com implicações acadêmicas e gerenciais dos resultados.

Palavras-chave

Compra por impulso; Internet; emoções; varejo; comportamento do consumidor
 
Fonte: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37441
AnexoTamanho
a_compra_por_impulso_em_ambientes_on-line.pdf294.42 KB