A Contribuição do Facebook para a Tunísia na Revolução de 2011: A visão da Psicologia Cibernética


PorDanielle Martins- Postado em 27 junho 2013

Yousri Marzouki, Inès Skandrani-Marzouki, Moez Bejaoui, Haythem Hammoudi, e Tarek Bellaj. The Contribution of Facebook to the 2011 Tunisian Revolution: A Cyberpsychological Insight. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking. Maio de 2012, 15 (5): 237-244. doi: 10.1089/cyber.2011.0177.

Resumo

A influência do Facebook na vida social continua crescendo constantemente. Recentemente, a comunicação de informações tem sido vital para o sucesso da revolução Tunisiana, e o Facebook foi o seu principal "catalisador". Este estudo examina as principais razões que explicam a contribuição do Facebook para este evento histórico, como percebido pelos Usuários Tunisianos de Internet. Para isso, lançamos este estudo de 5 dias após a queda do regime através de um questionário on-line em qual os participantes (N = 333) avaliaram pela primeira vez a importância do Facebook na revolução Tunisiana e, em seguida, explicou
as razões para suas classificações. A análise de agrupamento com base na distância euclidiana entre as palavras mais freqüentes dos participantes no corpo do texto (6.640 palavras), revelou três grupos principais que nós interpretamos como: 1: Facebook função política, 2: Facebook função informativa, e 3: Facebook função de plataforma de mídia. É provável que esses fatores refletem a dinâmica do ciberespaço da Tunísia e a consciência coletiva dos usuários de Internet da Tunísia durante a revolução.