Criptografia


PorTassiane C. Algayer- Postado em 13 junho 2013

 

Notícia:  http://www.oficinadanet.com.br/artigo/443/o_que_e_criptografia

A notícia traz uma breve explicação sobre a criptografia como forma de segurança da informação.

A criptografia surgiu da fusão das palavras gregas "kryptós" e "gráphein", que significam "oculto" e "escrever", respectivamente. A criptografia visa codificar a informação de modo que só o emissor e o receptor tenham condições de decifrá-la.

A técnica é usada nos computadores através das chaves criptograficas, que trata de um conjunto de bit´s baseado em um algoritmo capaz de codificar e de decodificar informações. Se o receptor da mensagem usar uma chave diferente (incompatível) com a dor emissor, não conseguirá ter acesso a informação.

Levando em consideração a problemática da segurança da informação, a criptografia é um meio eficaz na preservação da informações. A informação por sua vez, consiste em todo o conteúdo ou dado valioso para indivíduos e organizações, compreendendo conteúdos que tenham capacidade de armazenamento ou transferência, determinado a algum propósito.

Por meio da criptografia, é possível proteger os dados sigilosos armazenados em um computador, como arquivo de senhas, declaração de IR etc. Pode-se criar uma área de armazenamento específica no computador, onde todas as informações lá gravadas, serão criptografadas. Além disso, a criptografia pode proteger backups, bem como comunicações realizadas via internet, como emails, transições bancárias e comerciais.

É por isso que há um aumento crescente de empresas que aderem o uso da criptografia. Inclusive no serviço público, é possível obsersar o uso de certificações e assinaturas digitais, tudo para a proteção da informação contra a ação de mal intencionados.