Defendida necessidade de integração da propriedade intelectual


PorAnônimo- Postado em 21 junho 2010

"Luanda – O director-geral do Instituto Angolano da Propriedade Industrial (IAPI), Barros Licença, reconheceu hoje, em Luanda, a necessidade da criação de instrumentos adequados que permitam a integração da propriedade intelectual em todos os sectores da vida social, económico, científico e cultural do país.
Ao falar na abertura do Seminário Provincial Sobre o Sistema Nacional da Propriedade Intelectual, o responsável disse que a criação destes instrumentos vai permitir dinamizar a criatividade, inovação e progresso dos criadores de marcas ou patentes.
Disse, por outro lado, que o fortalecimento do sistema nacional deverá em primeiro lugar incidir sobre o funcionamento interno de cada instituição integrante do mesmo, para um melhor entrosamento no atendimento satisfatório do cidadão e das empresas.
Salientou ser importante começar a valorizar as pessoas com capital intelectual, pois são a chave de mudança para o desenvolvimento de competências.
Disse estar preocupado com a adequação do funcionamento das instituições, tendo em conta o actual crescimento económico do país, como consequência da intensa actividade económica, devendo ser exercida com base na competitividade leal, geradora da criatividade e inovações.
O seminário teve como objectivo proporcionar aos criadores e empresários esclarecimentos sobre o processo de registo e outorga de títulos de exclusividade sobre a propriedade industrial e intelectual, noções de patentes e marca, as vantagens e a importância do registo dos produtos.
O IAPI foi criando em 1996 e já catalogaram cerca de vinte e sete mil processos".

Comentário:
Propriedade intelectual é um monopólio concedido pelo estado, é a soma dos direitos relativos às obras e às interpretações dos intérpretes.. É relamente necessaria a criação de instrumentos adequados que permitam a integração da propriedade intelectual. É preciso dinamizar a criatividade, inovação e progresso dos criadores de marcas ou patentes.Deve atingir primeiro o funcionamento interno para o sucesso das empresas e seus componentes. Para estas realizacoes é necessario um capital especifico do estado para a area da propriedade intelectual, para que possam ser adotadas medidas tanto para empresas privadas, quanto para publicas.