A denunciação da lide nas ações indenizatórias contra médicos

Porjuliawildner- Postado em 06 novembro 2015

Roberto Augusto de Carvalho Campos, Fabricio Ferrari Butti, Rosmari Aparecida Elias Camargo

Resumo

A utilização do instituto da denunciação da lide nas ações indenizatórias, nas quais se discute a responsabilidade dos prestadores de serviços médicos, não raro é feita de forma inadequada e desvirtuada de seus princípios e natureza jurídica. Ao ingressar em uma demanda em curso, previamente estabelecida entre consumidor e pessoa jurídica prestadora de serviços médicos, o médico litisdenunciado se defrontará com duas discussões distintas, quais sejam, eventuais vícios acerca do serviço médico, objeto da demanda originária, e também a natureza da relação jurídica havida com o denunciante. O estabelecimento de argumentações dessa natureza pode se tornar prejudicial aos interesses do autor da demanda, além de afrontar vedação expressa contida na legislação consumerista. A análise de decisões proferidas em Tribunais pátrios direciona para o entendimento da inaplicabilidade do instituto da denunciação da lide em ações fundadas na responsabilidade civil por prestação de serviços médicos.

Palavras-chave

Denunciação da lide; Erro médico; Responsabilidade civil; Ação indenizatória; Intervenção de terceiros.

DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v102i0p427-437

AnexoTamanho