Diário do Administrador - Débora


Pordeborasr- Postado em 11 dezembro 2012

 

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Disciplina: Governo Eletrônico

Aluna: Débora Simoni Ramlow

Trimestre: 2012/3

 

Diário do Administrador, proposto por Denhardt

Relato de Experiência Pessoal

 

Seção I: Experiência exterior

Em novembro de 2012, tive a experiência enfrentada por pessoas que desejam construir legalmente em Florianópolis: realizar consulta de viabilidade para construção. Para tanto, procurei a Prefeitura Municipal de Florianópolis, especificamente a SMR/DR/GR/UNICENT.

Seção II: Reflexões e generalizações (sobre experiência exterior)

Considerando a burocracia inerente a este tipo de procedimento, imaginei o quão longo seria o tempo necessário para ser atendido e obter a resposta ao meu pedido. Para minha surpresa, assim que cheguei percebi agilidade no atendimento à medida que as necessidades dos cidadãos eram filtradas para setores específicos. Fui atendida por uma pessoa jovem e bem informada, que possuía um check list, no Sistema de Gestão de Processos Digitais, no qual se baseava durante a entrevista necessária à abertura do pedido. Em seguida, foi emitido um comprovante de cadastro de processo digital, que permitia a consulta ao andamento da solicitação efetuada, por meio do portal da Prefeitura Municipal de Florianópolis, na opção de serviços/processos. Percebi que as tecnologias de informação e comunicação faziam parte da administração pública, garantindo a racionalização e padronização dos processos de trabalho, agilidade e segurança no atendimento, bem como a satisfação do cidadão. Outro fato relevante positivo foi verificar a integração de órgãos de diferentes esferas do governo, como exemplo, a Secretaria Municipal da Receita (responsável por emitir os boletos de cobrança), a Caixa Econômica Federal (responsável pela cobrança das taxas de serviços), bem como com órgãos responsáveis por analisar o pedido, como exemplo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, dentre outros. Claramente, observei a aplicação de princípios simples utilizados pela teoria da administração.

Seção III: Experiência interior

O sentimento que mais me influenciou naquele momento foi a satisfação. Foi um grande contentamento me deparar com um serviço público ágil, seguro, claro e padronizado.

Seção IV: Reflexões e generalizações (sobre experiência interior)

Em relação à minha experiência interior, combinada com a satisfação de encontrar um serviço público ágil e moderno, constatei como as tecnologias de informação e comunicação, integradas a profissionais bem capacitados e processos bem desenhados, permitem um alto grau de satisfação da população, em relação ao serviço oferecido.