Dissertação - A esfera pública do século XXI por Pierre Lévy

Porgilmarjunior7- Postado em 04 abril 2013

Aluno: Gilmar Loretto Marino Júnior
Matrícula: 12100112

Dissertação baseada no artigo A esfera pública do século XXI por Pierre Lévy.

O artigo como um todo aborda um tema muito discutido atualmente, as mídias, em especial a digital e sua influência para a sociedade. Mídia essa que traz inúmeras transformações na forma não só de se comunicar, mas também de se refletir sobre variados assuntos entre eles, a política, a economia. A importância de estudar o comportamento de uma sociedade, - no caso, âmbito digital, - é que dessa maneira podemos compreender e estudar sua evolução e anseios para o futuro. Há a liberdade de se discutir diversos assuntos, como políticos, econômicos, sociais, englobando também temas polêmicos, como drogas, sexualidade, corrupção; encontrar diversos pontos de vista e informações sobre abordagens específicas; como a possibilidade de encontrar textos acerca da evolução da sociedade desde a época industrial até os dias atuais, juntamente com a opinião de diversos historiadores; os erros e acertos; as características principais.
A sociedade como um todo está interligada pela rede de uma maneira geral, pessoas de diversos lugares do mundo, podem se comunicar, compartilhar interesses de forma instantânea. É inquestionável que a velocidade gerada devido ao avanço das tecnologias, em especial, a internet, foi advinda de diversas conquistas e transformações. Analisando desde uma sociedade agrária, onde podíamos etiquetar as pessoas por níveis hierárquicos extremamente rígidos, podemos estabelecer qual relação essas pessoas teriam não entre si e analisar da mesma forma a transformação do mundo e das relações interpessoais variadas nos dias de hoje.
Centrando-se na sociedade Industrial, um exemplo crucial é o filme de Charles Chaplin, Tempos Modernos. No filme mostra-se extremamente clara a evolução do trabalho do homem e de sua complexidade. De trabalhos manuais e mecanicistas para a mudança de uma sociedade pós-industrial marcada por trabalhos mais complexos e variados onde os trabalhos manuais passam a ser cada vez mais elaborados por máquinas, enquanto o homem utiliza seu trabalho intelectual. Um dos marcos na sociedade foi a mudança da necessidade e importância do trabalho do homem, advindo assim grandes conquistas devido a este fator intelectual. O homem foi capaz de criar os equipamentos mais incríveis possíveis no mundo, sendo um exemplo, o computador, a rede digital e tudo que está interligada a ela, nosso ponto em evidência do texto. Outro contraponto da sociedade industrial para a pós-industrial seria o rápido crescimento no setor de serviços, em oposição ao manufaturado, aumento da tecnologia de informação, conhecimento e criatividade como pontos essenciais para as relações econômicas, políticas.
Pierre Lévy começa o artigo nos trazendo as vantagens primordiais da mídia digital, das quais podemos elencar: uma nova possibilidade de expressão pública, interconexão sem fronteiras e de acesso à informação. A partir dessas características podemos ampliar o conceito geral da mídia digital e sua funcionalidade. Um aspecto importante a ser comentado é sobre a expressão pública que em muito vem se transformando e mudando toda uma geração. Onde antes informações eram restritas, hoje são de aspecto global, onde pessoas de todo o mundo podem ter acesso às mesmas informações ao mesmo tempo. Possibilita também uma vasta fonte de informações; sendo esse um aspecto trabalhado pelo autor. Levy desconsidera a afirmação de que, por exemplo, o que vemos no Twitter não é verdade; faz uma ressalva de que nós somos quem devemos saber procurar e escolher nossas fontes, e através de mídias digitais selecionar as em que devemos considerar ou não como fontes apropriadas de informações. Os meios de expressão pública também são variados, como o Wikipedia, Facebook, Youtube.
A mídia digital estende ou democratiza a liberdade de expressão, por pelo menos três razões, sendo elas, econômica, técnica e industrial. Além da liberdade de expressão, as pessoas adquirem a liberdade de ouvir, podendo selecionar as fontes de informações como já foi relato anteriormente, ocasionando assim a possibilidade de explorar diversos pontos de vista sobre um mesmo assunto, onde antes era restringido a apenas um olhar, ou alguns temas sem nenhum ponto de vista devido às inúmeras formas de censura que proibiam que algumas notícias fossem publicadas. Inúmeras vezes podemos presenciar o que é conhecido como a sedução da multimídia. Podemos presenciar fatos que vão além da rede e começam a fazer parte do dia-a-dia, como vídeos divulgados na internet, campanhas, notícias de repercussão de interesse mundial, entre outros.
A maneira de acepção adotada por Lévy para estudar o comportamento dos cidadãos em sua esfera pública de forma digital é de valioso enfoque para compreender o funcionamento da sociedade e suas transformações durante o passar do tempo. De uma sociedade agrária; para industrial; para intelectual; podemos ver o aumento de complexidade das relações pessoas e interpessoais, acarretando um aumento de informações, de formas de pensar e agir que antigamente eram menores, e muitas vezes limitadas e censuradas em alguns momentos. Com esse acréscimo de informações e complexidade podemos pensar que tal advento pode ser prejudicial para a sociedade com o acréscimo acompanhado de informações desnecessárias e inverídicas; ressalva-se assim a necessidade de um filtro de informações pelas pessoas e o uso correto dos meios abrangidos que temos para organizar as formas de expressão pública.