Documentos Eletrônicos na Administração Pública


PorAnônimo- Postado em 25 novembro 2009

Documentos Eletrônicos na Administração Pública

A burocracia estatal no atendimento aos administrados tem causado uma série de desconfortos, que vão de filas, perda de tempo, falta de informação, engessamento de ações, procrstinação de processos, enfim, gerando uma série de prejuízos, quer natureza pessoal como patrimonial.
Nesse sentido, percebe-se que o Estado de Santa Catarina busca fomentar ações que façam frente ao problema e o uso da tecnologia digital é um dos caminhos que se tem buscado seguir para minimizar o problema. Com relação à tecnologia, segundo Tapscott, a sua versão “digital causou transformações na forma como as pessoas e a sociedade interagem umas com as outras.”
Esse fato, obviamente, tornou-se um facilitador nas diferentes maneiras com que se passaram a estabelecer uma série de relações com algum tipo de repercussão jurídica, fazendo com que se desburocratizassem as interações do cotidiano negocial.
Em Santa Catarina o sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico – SGP-e – representa um momento de quebra de paradigmas com relação ao papel do Estado. Esse sistema apresenta um registro seguro de data e hora, otimiza o fluxo de atividades e permite o resgate fácil da informação.
Dentre os benefício desse modelo, destaca-se a redução de custos com logística, papel, tintas, impressoras , capas de processos, correios e pessoal empregado para as atividades, gerando otimização das atividades, como dito, e ganhos em celeridade e produtividade.
Com esse novo modelo todos ganham, Estado e Sociedade, que acompanhando a sociedade da informação e do conhecimento racionalizam e tornam menos burocráticas suas ações !