EGOV - Modelos de Negócio na Internet


Porfabimacedo- Postado em 08 dezembro 2011

É possível criar novos modelos de negócio na internet criando aplicações baseadas nas informações disponibilizadas pelo governo eletrônico. Alguns países como Estados Unidos e Inglaterra já disponibilizam dados das suas aplicações para que empresas criem novas ferramentas ou serviços inovadores baseados em informações de seus bancos de dados. O objetivo é promover a divulgação, criação e geração de novos conhecimentos, serviços e facilidades aproveitando as gigantescas bases de dados que o governo detém na busca de melhorias para o cidadão.

Michael Rappa classifica os modelos de negócio na Internet da seguinte maneira: Corretagem: agentes / intermediários são criadores de mercado, aproximam compradores e vendedores e facilitam transações comerciais entre ambos; Propaganda: mensagens publicitárias na forma de insígnias publicitárias (banners) é a principal fonte de receitas; Infomediário: empresas que funcionam como intermediárias de informação, ajudando os compradores e/ou os vendedores a compreenderem um determinado mercado; Loja: vendas em geral, leilões, loja física (também) ou só virtual; Venda direta: fabricantes que vendem direto para os compradores; Afiliação: existência de incentivos financeiros (comissões de venda) a websites afiliados de parceiros; Comunidade: fontes de rendimento podem ser baseadas na venda de produtos e serviços auxiliares ou por contribuições voluntárias dos utilizadores; Assinatura: é cobrada uma quantia periódica (diária, mensal ou anual) aos utilizadores para terem acesso a conteúdos do seu interesse; Indireto: serviços que agregam usuários para futuramente ter receita, ex. google, facebook.

Um exemplo de oportunidades é que empresas de tecnologia de informação forneçam os serviços e em conjunto com as operadoras de telefonia enviem as informações por via SMS gerando receita. Essa modalidade é bastante rentável e tem o alcance de uma gama maior de cidadãos quando bem aplicada.

Como se vê as empresas tem diversas opções de ganhar dinheiro empreendendo sobre as novas possibilidades que se abrem com o governo eletrônico. O possível resultado seria um cidadão bem informado e atuante e empresas gerando mais empregos e renda.