ELABORAÇÃO DE UM AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE EM ENFERMAGEM

PorRoger Lamin- Postado em 24 novembro 2017

Fernanda dos Santos Nogueira de Góes
Luciana Mara Monti Fonseca
Rosangela Andrade Aukar de Camargo
Cristina Yuri Nakata Hara
Jéssica Deponti Gobbi
Angelita Maria Stabile

RESUMO

O desenvolvimento de ambientes de aprendizagem digitais pode contribuir para que o ensino de enfermagem seja mais participativo, disponibilizando ao professor material colaborativo e aos alunos conteúdos e simulações que poderão ser utilizados de acordo com as suas necessidades e ritmos de aprendizagem. Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem como recurso auxiliar para o professor na formação de alunos de educação profissional de nível médio em enfermagem. Método: Para o desenvolvimento do ambiente de aprendizagem foi utilizado modelo que apresenta quatro fases sequenciais de desenvolvimento de software: definição do escopo, planejamento, produção e implementação, o que facilita didaticamente a construção. Resultados: A definição do escopo foi realizada a partir de resultados de um estudo prévio que identificou as necessidades de aprendizagem dos alunos da educação profissional de nível médio em Ribeirão Preto/SP. Assim optou-se por abordar Sinais Vitais relacionando-os a alguns aspectos da anatomia e fisiologia humana. O sistema multimídia construído para WEB apresenta nível de interatividade plena com simulação construída por meio de cenários e personagem em animação bidimensional (2D). Foi organizado em módulo teórico e um módulo de simulações. Conclusão: Espera-se que o ambiente digital de aprendizagem produzido possa agregar conhecimento ao aluno da educação profissional de nível médio em enfermagem bem como ser utilizado pelo professor como recurso pedagógico, facilitando a compreensão de conteúdos abstratos.

Palavras chave: Enfermagem, educação em enfermagem, educação profissionalizante, instrução por computador.

AnexoTamanho
elaboracao_de_um_ambiente_digital_de_aprendizagem_na.pdf754.9 KB