ENSINO COM PESQUISA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO MAGISTÉRIO JURÍDICO


PoreGov- Postado em 04 março 2011

Autores: 
OLIVEIRA, Juliana Ferrari de

Esta pesquisa objetiva analisar a estratégia de ensino com pesquisa em
uma turma do curso de Direito de uma faculdade particular de Vitória, Espírito
Santo. Para tal, foi proposta uma atividade de pesquisa aos alunos, junto ao
Núcleo de Prática Jurídica da instituição, com o intuito de conhecer o perfil sócioeconômico
e os problemas jurídicos recorrentes da comunidade que procura
atendimento neste local. A idéia foi, além da vivência da pesquisa em si,
familiarizar os alunos com a comunidade ao seu redor. A atividade de pesquisa foi
dividida em quatro etapas: observação individual, redação de relatório parcial,
análise dos dados e redação do relatório final. Para a análise da atividade foram
considerados os relatórios parciais dos alunos. A apreciação positiva por parte dos
alunos pode ser um indicativo de que a estratégia de ensino com pesquisa é válida
e pode contribuir para diversificar a metodologia do ensino jurídico.

AnexoTamanho
32269-38566-1-PB.pdf276.93 KB