Estado do Conhecimento em Administração da Educação: Uma análise dos artigos publicados em periódicos nacionais 1982-2000


PoreGov- Postado em 04 março 2011

Autores: 
CASTRO, Marta Luz Sisson de
WERLE, Flávia Obino Corrêa

Texto retirado da Internet, no endereço http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v12n45/v12n45a08.pdf, em 27/05/2009

O texto apresenta o Banco de Dados ?Produção
do conhecimento na área de administração
da educação: periódicos nacionais,
1982-2000?, seus objetivos e características e
o analisa na sua integralidade. Compara sua
fase inicial 1982-1994 com a fase final 1995-
2000 e com o Banco na sua totalidade compreendendo
o período 1982 a 2000. Neste
Banco estão classificados 3573
artigos de cinqüenta e quatro
periódicos nacionais classificados
com um thesaurus de cinqüenta
e nove palavras-chave
Inicialmente foram utilizados os
títulos dos artigos para o processo
de classificação na segunda
fase foram incluídos os
resumos. As palavras-chave com maior freqüência
no Banco com um todo foram Administração
do Ensino Superior, Administração
da Educação e Determinantes do Contexto,
Política Educacional, Políticas Públicas, Administração
Educacional Escolar, Formação e
Desenvolvimento Profissional, Administração
e História, Poder, Legislação, Avaliação da Educação.
Na parte final deste texto refletiu-se
acerca das implicações teóricas da classificação
da produção em palavras chave e sua
distribuição temporal e em periódicos. Foi possível
observar que o processo analítico e classificatório
de artigos, indicou uma abrangência
ampla e uma complexidade inerente à área.
Administração da educação é ao mesmo tempo
específica e geral, permite
vários tipos de segmentação e
em seus processos interativos
se aproxima de sistemas adaptativos
complexos.

AnexoTamanho
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