Facilidades e malefícios do Internet Banking


PorJonathan de Vil...- Postado em 12 junho 2013

Internet banking pode trazer riscos, defenda-se

Uol notícias

Nas últimas semanas foram noticiados diversos ataques virtuais realizados pelo grupo de ciberativistas Anonymous, voltados especificamente a bancos brasileiros. Apesar de os ataques não terem sido direcionados aos usuários, o problema reacendeu a preocupação das pessoas em relação aos riscos a que estão expostas quando realizam transações no internet banking.

Só no último ano, foram identiicados mais de 16 ataques específicos a usuários de serviços bancários online no Brasil, boa parte deles voltados a roubar senhas e informações pessoais dos clientes.

A seguir, Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil, dá algumas dicas de como os usuários de internet banking podem evitar o ataque de cibercriminosos:

• Mantenha atualizado o antivírus do computador ou dispositivo móvel utilizado para acessar o internet banking

• Realize todas as atualizações do sistema operacional e do navegador de internet instalado na máquina usada para acessar o internet banking

• Caso seu banco forneça um aplicativo de segurança no internet banking, instale-o sempre na máquina utilizada para acessá-lo

• Só acesse páginas confiáveis. Antes de realizar qualquer transação na internet, verifique se o site possui mecanismos de criptografia, por meio do uso do protocolo HTTPS (localizado no início da URL)

• Não clique em links de e-mails que supostamente sejam enviados pela instituição bancária, pois as mensagens podem ser falsas e conter phishing (forma de fraude eletrônica)

• Utilize senhas consideradas fortes.

 

Resenha

                Com o advento da internet como ferramenta fundamental para o cotidiano da vida do homem, os serviços online começaram a se popularizar na rede. Um exemplo desses serviços, como mostrado na notícia exposta, é o internet banking, sistema disponibilizado pelos bancos para à maior comodidade de seus cliente em transações bancárias, como o pagamento de contas, depósitos, transferências, entre outros.

                Porém como todo bônus vem acompanhado do seu ônus. Esses sistemas onlines estão suscetíveis a ataques impostos por pessoas desonestas ou sistemas mal intencionados. O internet banking, principalmente, gera muito temor em ser usado, pois mexe com um bem muito precioso do homem: seu dinheiro.

                Contudo tanto as empresas quanto o governo adotam medidas para se precaverem  desse ataques criminosos. Aqueles, trazem sistemas de segurança de seus sistemas cada vez mais atualizados e complexos, dificultando muito a ação do hacker. Este, impondo uma legislação que repudia esses ataques e pune os praticantes. Além disso, vale ressaltar a prudência do usuário do sistema, que deve tomar uma série de atitudes - como elencadas na notícia - que tornarão sua vida online muito mais segura.

                Enfim, cabe as empresas, governo e usuários, assegurarem a credibilidade de seus sistemas, fiscalizarem a legislação vigente e tomar medidas preventivas, respectivamente, para tornar sistemas como o internet banking ou similares, ferramentas que facilitarão nossa vida e não sendo motivos para mais atitudes criminosas.