Faculdade traz ao Piauí especialista em Crimes de Informática


Porjeffersonalves- Postado em 31 maio 2012

Localização

Trabalho
Brasil

Aos bacharéis de direito- 29/05/2012 às 17:32h

Faculdade traz ao Piauí especialista em Crimes de Informática

Os módulos do curso são ministrados por professores locais e também de renome nacional.

O curso de pós-graduação em Ciências Criminais da Faculdade CEUT iniciou sua oitava turma no dia 17 de maio de 2012 sob a coordenação da especialista em Ciências Penais, professora Anedina Roque Barbosa de Deus. O curso é indicado para bacharéis em direito, segurança pública e graduados em áreas afins.

A especialização traz uma organização curricular reformulada que abrange disciplinas de conteúdo contemporâneo como a de Crimes de Informática; Direito Penal Internacional; Jurisdições Internacionais; Crime Organizado e Lavagem de Capitais; além de outras disciplinas relevantes para o estudo das Ciências Criminais.

Os módulos do curso são ministrados por professores locais e também de renome nacional, como o professor Carlos Eduardo Miguel Sobral, que ministrou durante a última semana, a disciplina Crimes de Informática. O especialista em crimes de informática é delegado da Polícia Federal, chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal e professor da Universidade de Brasília – UNB.

Durante o módulo, o professor apresentou aos alunos pós-graduandos o panorama da criminalidade informática no Brasil e o respectivo tratamento legal aplicado ao tema, assim como trouxe noções introdutórias de conceitos e nomenclaturas referentes ao Direito Digital.

Carlos Eduardo Miguel Sobral detalhou sobre vários pontos dentro do assunto como: teoria das infrações penais digitais; sociedade da informação; segurança da informação e comunicação; sujeitos ativos: classificação e modalidade; responsabilidade penal do provedor; crimes na internet; prova eletrônica; certificação e autenticação digital; legislação e acordos internacionais; jurisdição e competência nas infrações penais digitais.

Segundo a coordenadora da pós em Ciências Criminais, professora Anedina Roque, a pós nesta área atualiza o conhecimento no estudo dos temas relacionados ao crime a fim de contribuir com a formação nesta área, bem como facilita aos profissionais a habilidade de trabalhar os temas e permitir o acesso à atualização.

“A especialização nesta área agrega conhecimento de elevada carga teórica e prática. O curso se mostra na vanguarda sobre temas relevantes no Piauí, como os crimes de informática, uma vez que vivemos na sociedade da informação em que a velocidade dos crimes nesta área não acompanha o direito positivado”, explica.

As matrículas para os cursos de especialização do CEUT podem ser realizadas na Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da faculdade, de segunda a sexta, das 13h às 21h.