França discute a possibilidade de predefinir horários de trabalho no email corporativo, para prevenir o digital burnout


Porthabta- Postado em 11 maio 2016

Você sabe o que é digital burnout?

Trata-se de um termo criado na Psicologia, o esgotamento digital, em tradução livre, para definir a exaustão e a diminuição do interesse pelo trabalho. Ele tem sido atribuído como resultado do estresse crônico ocupacional da mente, pelo uso excessivo das tecnologias voltadas ao trabalho

Alguns sintomas de esgotamento são a diminuição da energia física, exaustão emocional, redução da imunidade para doenças, diminuição do interesse em relacionamentos, aumento gradativo de pessimismo e aumento de ineficiencia no trabalho.

Já o esgotamento digital possui causas diferentes, tal como nossa vida online, nas redes sociais e a captação nos dispositivos mobiles, o que nos geral uma espécie de existência paralela. 

Nesse contexto, pergunta-se: os governos devem intervir para regular o trabalho e-mails e assim resgatar equipe assediada dos perigos do esgotamento digital? A resposta na França parece ser "sim". Partido Socialista do presidente François Hollande está prestes a votar através de uma medida que vai dar empregados pela primeira vez um "direito de desligar".

A medida deve valer para empresas com mais de cinquenta funcionários, de modo que eles serão obrigados a mapear as horas em que normalmente não devem enviar ou responder e-mails, tais como no final do dia ou nos fins de semana.

Segundo o deputado frances Benoît Hamond para a BBC, os empregados saem fisicamente do trabalho, mas não mentalmente, porque permanecem em uma espécie de coleira eletrônica, como um cachorro. Através de textos, mensagens, e-mais, eles têm suas vidas individuais colonizadas a tal ponto que esse vício pelo trabalho os leva à exaustão.

Ele acredita, ainda, que o governo Francês vê o problema da conexão permanente à internet como um problema universal, no qual é preciso intervir.

Mais informações em:

http://carteblanche.dstv.com/digital-burnout/

http://www.bbc.com/news/magazine-36249647?ocid=socialflow_twitter

http://www.tsf.pt/sociedade/ciencia-e-tecnologia/interior/pelo-direito-a...