Grandes Desafios - A Árvore do Conhecimento (Maturana e Varela)


Porfabimacedo- Postado em 28 outubro 2011

         

Grandes desafios são propostos por Maturana e Varela (1995) no livro a Árvore do Conhecimento. Um deles nos chama a refletir e “duvidar de nossa profundamente arraigada convicção de que nossas inabaláveis e ‘eternas’ certezas são verdades absolutas”. Uma tarefa que a princípio pode parecer fácil, mas ao ser aplicado no dia-a-dia poderá exigir uma grande mudança de atitude para a maioria das pessoas. Isto porque, ficar aberto às opiniões do outro, dar espaço para o diálogo, aceitar a “verdade” alheia, são ações muitas vezes ignoradas na nossa convivência diária.

Para os autores, “a dúvida sobre a certeza cognoscitiva será salvadora, pois levará a refletir para o entendimento da natureza de si mesmo e dos semelhantes, ou seja, para a compreensão da própria humanidade”, o que permitirá espaços de coexistência e consequentemente, criação do conhecimento.

O livro também explora os fenômenos fundados no acoplamento linguístico das unidades de terceira ordem, os chamados: Fenômenos Sociais. Nesse estágio do livro, os autores tratam da comunicação, que é uma conduta peculiar que ocorre no domínio do acoplamento social, e como elas ocorrem nesse campo. E mais uma vez nos levam a refletir quando dizem que “biologicamente a comunicação existe, mas não transmite informação”. O que a princípio pode ser chocante, é posteriormente esclarecido mostrando como a comunicação ocorre em nossas vidas cotidianas. Em suma, “o fenômeno da comunicação não depende do que se fornece, e sim do que acontece com o receptor. E isso é muito diferente de ‘transmitir informação’”.

Essas reflexões remetem a uma realidade bem presente na área de Engenharia de Software, que é o levantamento de requisitos para um sistema de software. O levantamento de requisitos é uma das etapas do desenvolvimento de software que busca elicitar junto aos usuários do sistema quais funcionalidades desejadas para o software. Pode parecer simples, mas essa fase é considerada extremamente crítica, e quando mal sucedida, torna-se um dos principais fatores do insucesso dos projetos de software. Isso ocorre, principalmente, porque o usuário do sistema não consegue explicar ao analista da tecnologia o que ele precisa. Ou seriam os analistas que não estão abertos as ideias dos usuários?

Outra vez voltamos à questão das “verdades” absolutas, de não estarmos abertos as ideias dos outros. Mas sendo a realidade tão dinâmica, modificável e imprevisível, certamente não existe um mundo de verdades inquestionáveis. Portanto, podemos nos valer dos ensinamentos de Maturana e Varela (1995) é preciso “criar o conhecimento, o entendimento que possibilita a convivência humana, que é o maior, mais urgente, mais grandioso e mais difícil desafio com que se depara a humanidade atualmente.”.

Por: Fabíola Ferreira de Macedo

Referências:

 MATURANA R., Humberto; VARELA G., Francisco. A Árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas, SP. Editorial Psy II, 1995. 281 p