Grupo de Pesquisa: Gestão de Sistemas e Tecnologia de Informação

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Departamento de Ciências Administrativas

Certificado pelo CNPq

O Grupo de Estudos em Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação desenvolve estudos sobre processos de gestão de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas organizações e modelos de adoção, uso, aceitação e difusão de inovações baseadas em tecnologia. A composição do grupo é bem heterogênea, contemplando pesquisadores da UFRN, UFERSA, UNP e outras faculdades do RN e de outros estados. As repercussões mais relevantes dos pesquisadores desse grupo encontram-se nos campos da pesquisa, ensino e extensão. No campo da pesquisa, foram publicados livros nacionais, capítulos de livros nacionais e internacionais, bem como artigos em periódicos especializados e em congressos científicos de prestígio. O grupo atua intensamente na formação de recursos humanos para a pesquisa, orientando tese de doutorado, dissertações de mestrado e monografias de final de curso de Graduação e de Especialização. Outros trabalhos técnicos têm sido realizados, como a participação no processo de editoria e avaliação de trabalhos científicos de revistas e congressos e a organização de eventos relacionados com a temática do grupo. Como repercussão na área de consultoria, destacam-se trabalhos realizados para os setores público e privado. Como atividades complementares, o grupo tem coordenado cursos de especialização, destacando-se: Gestão da Tecnologia de Informação e Gestão Universitária, com ênfase em sistemas de informação. A pesquisa contempla três linhas de atuação: Adoção da Tecnologia de Informação e Comunicação; Gestão da Tecnologia da Informação (TI) nas organizações públicas e privadas; e Tecnologia da Informação no Turismo. Atualmente, a coordenadora participa como colaboradora em projeto Capes-Cofecub, em parceria com o grupo de pesquisa GIANTI, coordenado pelo professor Henrique Freitas, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Coordenador: Anatália Saraiva Martins Ramos

Link: http://www.ccsa.ufrn.br/ppga