Grupo de pesquisa: Governo Eletrônico e Participação Democrática

Porpaloma- Postado em 29 maio 2012

Universidade Federal do ABC
Departamento da Pós-graduação em Engenharia da Informação

O objetivo da pesquisa é estudar o uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) pelo poder público (executivo, legislativo e judiciário). Três questões orientam a investigação: I) Quais tipos de mudanças as TICs promovem na prestação dos serviços públicos; II) Como o uso destas tecnologias interferem na gestão das políticas públicas; e III) Como a inovação tecnológica no setor público pode favorecer a participação democrática? No desenvolvimento da pesquisa serão coletados dados quantitativos e qualitativos sobre o uso das novas tecnologias em diferentes esferas de governo, os quais serão submetidos à análise comparativa no que se refere à: I) tipos de serviços públicos prestados por intermédio das TICs; II) formas de uso das novas tecnologias na gestão da máquina governamental; e III) utilização dos meios eletrônicos como porta de acesso às instâncias de tomadas de decisão. O projeto está subdividido em três partes: I) Serviços Eletrônicos e Cidadania; II) Tecnologia da Informação e Gestão de Políticas Públicas; e III) Novas Formas de Participação Democrática na Sociedade da Informação. A pesquisa aborda a temática do governo eletrônico a partir da contribuição de diferentes áreas do conhecimento: comunicação, computação, engenharia, sociologia, ciência política etc.

Coordenador: Sidney Jard

Link: http://posinfo.ufabc.edu.br/index_arquivos/projetos.htm