Homenagem - Prof. Luis Adolfo Olsen da Veiga

Poraires- Postado em 02 janeiro 2008

Inauguro este espaço de maneira muito especial, homenageando meu guru e amigo prof. Olsen. Atualmente aposentado, mas sempre presente, foi o grande pioneiro da informática jurídica no Brasil. Mestre na área (1981), venceu toda oposição e conservadorismo comuns em situações de inovação e em espaços jurídicos. Nessa caminhada idealizou a disciplina Informática Jurídica (1981) nos cursos de graduação e pós em direito no Centro de Ciências Jurídicas da UFSC e criou o Laboratório de informática jurídica (1993) com nossa ajuda e do servidor Marco Antônio Machado Ferreira de Melo. Incansável contador de histórias, através delas demonstrava a necessidade do Direito dar conta das novas realidades decorrentes do uso intensivo de novas tecnologias. Otimista quanto às suas conseqüências, sempre surgia com novas idéias e metáforas para explicar o fenômeno. Grande idealista, mestre e amigo de todos é um bom exemplo a ser seguido por todos nós, professores e estudantes.