Início do Processo Eletrônico na Justiça do Trabalho


PorThiago Ferauche- Postado em 06 dezembro 2011

A Justiça do Trabalho estabelece um marco ao inaugurar em 06/12/2011 a primeira vara do Trabalho com o sistema PJe-JT - Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho, em Navegantes - SC, no Tribunal Regional do Trabalho da 12a. Região. Não é um marco devido ao pioneirismo, pois outros Tribunais da Justiça do Trabalho já possuem seus sistemas de processo eletrônico, implantados por inciativas isoladas. Já o sistema PJe-JT tem a ambição de ser o sistema único nacional da Justiça do Trabalho utilizando o paradigma do processo eletrônico.

A implantação de um sistema único de processo eletrônico traz não só os benefícios do processo eletrônico, como acesso 24h aos autos do processo, maior transparência aos atos praticados,  economia de espaço físico e etc, mas também traz um grande benefícios ao compor um base padronizada com os dados da justiça do trabalho. O que contribuirá para o maior entendimento da justiça e uma veracidade maior aos dados estatísticos apresentados pela mesma.

Neste primeiro momento, o sistema não possui muita automatização dos procedimentos jurídicos, possui a virtualização dos autos e flexibilidade de do fluxo das tarefas a serem desenvolvidas. Uma vez esse sistema alimentado, será formado um excelente cenário para pesquisas de Inteligência Artificial aplicada ao Processo Trabalhista, e uma ótima fonte para extração de dados com o objetivo de extração de indicadores para auxiliar nas tomadas de decisão.

Fontes:
http://projetos.csjt.jus.br/sites/docs/PJe/default.aspx
http://www.csjt.jus.br/pje-jt/-/asset_publisher/B7fk/content/justica-do-trabalho-inaugura-processo-eletronico-em-navegantes-sc?redirect=/pje-j
t
http://youtu.be/F6Hbb74EmvU