Inclusão Digital: o que é, a situação no Brasil e em Santa Catarina


Pormayumi.arimura- Postado em 04 junho 2016

Fonte da imagem

 

Constantemente ouvimos falar, nos meios de comunicação, sobre a inclusão digital, cada vez mais presente na vida dos cidadãos. Mas afinal, você sabe o que é a inclusão digital?

 

É comum a contemplarmos como a introdução de computadores em escolas, bem como comunidades precárias, para o fornecimento de informação àqueles que antes não possuíam tal oportunidade.

 

Sendo assim, podemos descrever como a chance disponibilizada às pessoas, principalmente as que possuem baixa renda (tendo em vista a maior dificuldade de aquisição dos meios tecnológicos), de acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), fornecendo, deste modo, a obtenção de informações, possibilidade de pesquisas, envio de e-mails, entre outros. Apesar de, atualmente, vislumbrarmos que tais atividades são corriqueiras na vida de muitos, para outros, são exemplos de inovações que despertam a curiosidade.

 

Ainda, trata-se de uma democratização das tecnologias, ou seja, não é apenas a disponibilização de computadores, mas sim, o conhecimento informático adquirido a fim de auxiliar no quadro social do usuário.

 

Situação nacional:

 

Em março de 2016, o site Maplecroft elaborou uma pesquisa sobre o índice de inclusão digital em 186 países, levantando o nível de acesso da população de cada nação à tecnologia da informação por celular, internet e computador. No estudo, o Brasil foi citado como um país de “médio risco”, ou seja, apenas uma parcela da população brasileira tem acesso às TIC’s, e que, apesar do desenvolvimento econômico que as nações do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) possuem, estas ainda estão a uma grande distância do nível apresentado por países desenvolvidos.

 

A pesquisa elaborada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) em 2014, comentada neste blog, aponta que 50% da população brasileira tem acesso à internet em casa. Porém, dentro das classes a proporção muda drasticamente: enquanto que na classe A 98% dos domicílios têm acesso à internet, nas classes D e E o acesso cai para 14% dos domicílios.

 

Projeto Cidades Digitais:

 

Fonte da imagem

 

O projeto Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, no ano de 2013. Entre seus objetivos está a disponibilização de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito da população em espaços municipais de grande circulação, bem como internet de boa qualidade (fibra ótica) dentro das instituições públicas. Na prática, algumas cidades brasileiras já se enquadraram a esta realidade (clique para ver municípios selecionados em 2013 e em 2012).

 

Ainda, o projeto engloba três pontos de suma importância: o fornecimento de conteúdos referentes às tecnologias da informação, a formação de profissionais mais capacitados no uso das redes, e melhoria na infraestrutura de redes dos municípios do nosso país.

 

Fonte da imagem

 

Inclusão Digital em Santa Catarina:

 

Fonte da imagem

 

Em Santa Catarina existe o Comitê para a Democratização da Informática, uma organização não governamental sem fins lucrativos que fornece capacitação nas TIC’s para a comunidade de baixa renda, além do aprendizado voltado à cidadania e ao empreendedorismo, fortalecendo a conscientização e a transformação de vidas em nosso estado. Você pode saber mais sobre o CDI-SC clicando neste link.

 

Fique por dentro das iniciativas de inclusão digital do governo brasileiro: http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-

projetos/inclusao-digital

 

Fontes: http://www.cdisc.org.br/conheca-o-cdi

http://caminhoinclusaodigital.wikidot.com/o-que-e-inclusao-digital

http://www.infoescola.com/educacao/inclusao-digital/

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/indice_de_inclusao_digital_no_brasil_esta_longe_do_ideal_mostra_estudo/17183

http://pt.slideshare.net/RioInfo2009/programa-de-acelerao-do-crescimento-e-cidades-digitais-lygia-rio-sett2013

http://www.mc.gov.br/cidades-digitais