INPI e UFRJ assinam acordo para ampliar uso da PI na universidade

Porrayanesantos- Postado em 24 novembro 2011

INPI e UFRJ assinam acordo para ampliar uso da PI na universidade

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A inovação e a propriedade intelectual entraram de vez na agenda do meio acadêmico brasileiro. Na mesma semana em que a Agência UFRJ de Inovação completou quatro anos, a universidade assinou um acordo de cooperação com o INPI. O objetivo da parceria, firmada em 21 de outubro de 2011, é ampliar ainda mais o uso da PI na universidade, que é a sexta maior solicitante de patentes no Instituto, entre os depositantes brasileiros - de 2004 a 2008, foram 141 pedidos, atrás apenas de Petrobras, Unicamp, USP, Whirlpool e UFMG.

A parceria incluirá a realização de seminários de sensibilização sobre o tema e dois ciclos de capacitação em propriedade intelectual, incluindo os módulos básico, intermediário e avançado. Outro objetivo fundamental é incluir uma disciplina sobre temas de propriedade intelectual nos cursos de Pós-Graduação em Biotecnologia realizados pela UFRJ.

Na assinatura do acordo, o presidente do INPI, Jorge Avila, afirmou que o tema vem ganhando importância no meio acadêmico nos últimos anos. Ele lembrou que é fundamental levar conhecimento sobre a propriedade intelectual a pesquisadores e empreendedores, que são atores destacados nas atividades voltadas à inovação. Avila foi além e afirmou que o ensino da PI deve chegar também aos cursos de graduação.

Por sua vez, o reitor da universidade, Carlos Antônio Levi da Conceição, elogiou o trabalho que vem sendo feito na Agência UFRJ e afirmou que ele ganhará ainda mais força a partir das ações em parceria com o INPI.

Fonte: http://www.lcmagalhaes.com.br/noticias/ver_noticia?cod=Njcw

ANÁLISE:

No mundo de hoje o conhecimento sobre a sociedade atual de informação é essencial. E isto vemos constantemente nos noticiários e com as constantes inovações tecnológicas.

Por ser de extrema importância a inclusão no mundo digital é mais do que excelente essas promoções de atividades por parte das Universidades. A notícia acima retrata sobre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, porém temos essas política de ensino aqui bem mais próxima dos nossos alunos, como exmplo: a própria disciplina de informática jurídica, coordenada pelo Professor Aires José Rover,  que abrange os diversos conteúdos entre direito e informática, o que transforma o aluno mais crítico e a par das inovações tecnológicas, bem como capaz de discutir os temas relacionados ao meio digital.

Também temos o projeto do Governo Eletrônico, que busca fornecer acesso gratuito as diversas notícias e artigos para os estudantes em especial.

Também temos o projeto GEDAI (Grupo de Estudos em em Direitos Autorais), coordenado pelo professor Marcos Wachowicz , este grupo sempre promove congressos e palestras a fim de disponibilizar gratuitamente acesso as informações para quem tiver interesse pela área.

Isso mostra a motivação e a preoupação que nossa universidade tem em proporcionar aos seus estudantes uma formação completa e atual com o desenvolvimento do mundo.

Enfim, acredito que tais políticas sejam de extrema importância e que é preciso levá-las a mais lugares, para que todos (empreendedores, população em geral, pesquisadores, estudantes) possam se informar acerca das questões digitais atuais e possam complementar sua formação técnica.