Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital na UFSC

PorAnônimo- Postado em 21 agosto 2009

Aírton José Ruschel
.
O governo eletrônico poderá passar por uma nova etapa com o uso das tecnologias e convergências digitais, a partir de exemplos disponibilizados em outros setores. A prestação de serviços governamentais (G2C) poderá alcançar um nível de interatividade, onde o cidadão, não isoladamente, mas na forma de comunidade, terá o direito de interagir com o conhecimento existente, gerando insights que, de forma sistematizada, ajudem na solução de problemas da nossa sociedade. Isto só será possível com o uso intensivo das TICs, a exemplo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital da UFSC.
.
Com a aprovação do instituto, proposto em parceria com pesquisadores de instituições de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, a equipe do projeto Cyclops, ligado ao Departamento de Informática e de Estatística da UFSC, receberá financiamento de cerca de R$ 4 milhões para ampliar a pesquisa nesse campo. A proposta prevê desenvolvimento de tecnologias, conteúdos e serviços, direcionados tanto ao cidadão quanto a profissionais da área de saúde. E para veiculação dos produtos em pelo menos três plataformas: internet, telefonia móvel de banda larga e televisão digital interativa.
.
Veja uma coletânea de informações sobre o assunto no site da AGECOM/UFSC.