Inteligência Artificial e Segurança Pública


PorAnônimo- Postado em 11 novembro 2009

Segundo o conceito de Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. O que está ocorrendo mais comumente é que a inteligência hoje realizada na rede é feita pelas pessoas e a automatização está sendo algo difícil de ser implementado.
Estão sendo informatizadas soluções simples, que ainda dependem da decisão humana, além disso, o que se dissemina é que se tenha amplo acesso aos dados, porém no mesmo caminho se fala da dificuldade de proporcionar segurança à informação.
O exemplo da secretaria de segurança que limitou o acesso ao sistema devido as fraudes ocorridas é um contra-senso ao andamento e a evolução dos sistemas e do conceito de disponibilidade de informação.
Ao mesmo tempo em que o policial no seu dia a dia necessita do acesso aqueles dados e também de que se ampliem as informações ali existentes, irá existir uma limitação de acesso ao sistema por não ter uma eficiente política de segurança de acesso. Acredito que uma coisa não justifica a outra, o que deveria ser resolvido é o problema do controle de acesso ao sistema e não limitar o acesso aos dados aqueles que realmente necessitam desses.
Este problema também ocorre quando se fala na integração de sistemas e informações de diferentes órgãos e Estados, como já foi abordado em sala e aqui no blog por alguns colegas.