Intercâmbio com professor espanhol proporciona troca de conhecimentos

Pormariana.mezzaroba- Postado em 25 junho 2012

Neste mês o Grupo de Pesquisa em Governo Eletrônico da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC recebeu a visita do professor Jesús Fernando Escanero da Universidad de Zaragoza da Espanha. Jesús Escanero é professor de Fisiologia da Faculdade de Medicina e esteve em Florianópolis entre os dias 27 de maio a 14 de junho para discutir e apresentar uma metodologia que visa melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.

Foram realizados três encontros gerais com os integrantes do grupo de pesquisa, e também encontros individuais com alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado que puderam tirar dúvidas referentes a avaliação de questionários com o professor Escanero.

O primeiro encontro geral do grupo foi realizado na tarde do dia 30 de maio de 2012 nas dependências da UFSC. Na ocasião, professor Escanero apresentou como é o estilo de aprendizagem dos alunos espanhóis, que são classificados como possuidores de estilos reflexivos, ativos, pragmáticos e teóricos.

O segundo encontro foi realizado na tarde do dia 05 de junho de 2012, na UFSC. Este encontro também contou com a presença do professor Fernando Galindo, da Universidad de Zaragoza que faz parte de um projeto relacionado ao grupo. Durante o encontro alguns integrantes do grupo de pesquisa apresentaram os trabalhos que estão sendo feitos, no sentido de disseminar ações sobre governo eletrônico, inclusão digital e sociedade do conhecimento. O encontro foi uma oportunidade de troca de experiências entre as atividades realizadas no Brasil, e as que estão sendo feitas na Espanha com a orientação do professor Fernando Galindo.

O último encontro aconteceu na tarde do dia 13 de junho de 2012, na UFSC. Os integrantes do grupo de pesquisa apresentaram projetos relacionados aos Mapas do Observatório do Governo Eletrônico. O professor Jesús Escanero aprovou o trabalho que vem sendo feito pelos pesquisadores e agradeceu os dias de intercâmbio e aprendizado passados no Brasil.

Florianópolis, Santa Catarina