IV CONSEJU: Que Justiça é Essa? E a quem ela serve?

Porruschel- Postado em 04 agosto 2011

Nos dias 5, 6 e 7 de agosto acontece, no Ritter Hotel, em Porto Alegre, o IV Congresso Estadual dos Servidores do Judiciários (IV CONSEJU). Participam os servidores sindicalizados de todo o Estado, escolhidos como Delegados e Observadores nas suas respectivas comarcas e locais de trabalho, entre os trabalhadores sindicalizados.
Instância máxima
O CONSEJU é, estatutariamente, a “instância máxima de deliberação do SINDJUS/RS, soberano em suas decisões”. Acontece a cada três anos e é um importante espaço para debater as questões profissionais específicas da categoria, as condições de funcionamento dos serviços públicos, os problemas sociais brasileiros e o programa de trabalho para o sindicato.
Temática
Neste ano, o tema do congresso será “Que Justiça é Essa? E a quem ela serve?”. A proposta é avaliar a atual situação da Justiça, debater que judiciário queremos e em que medida os trabalhadores se inserem neste contexto, de forma a contribuir para esta Justiça.
Durante o encontro e a partir dos debates, também serão definidas as principais linhas de atuação e de lutas da categoria para o próximo período. Entre os temas que serão debatidos estão conjuntura atual do judiciário brasileiro e a Justiça que queremos; o judiciário e as novas tecnologias. Qual o nosso papel como servidores?; o Assédio Moral e a saúde dos trabalhadores - o caminho para a qualidade de vida no local de trabalho; a PEC 190/07, a unificação do judiciário brasileiro e a filiação a Fenajud; e plano de lutas e Reforma Estatutária - o Sindjus/RS para os trabalhadores do judiciário.
Eleição dos delegados e observadores
Todas as comarcas, além dos Fóruns Regionais de Porto Alegre, Fórum Central e Tribunal de Justiça elegeram seus delegados e observadores para participarem do encontro.  Participaram do processo como candidato ou eleitor apenas os trabalhadores sindicalizados. Todos os delegados ou observadores eleitos poderão apresentar teses ou moções sobre os temas debatidos no IV CONSEJU.

O que: IV CONSEJU
Quando: Dias 5, 6 e 7 de agosto de 2011
Onde: Ritter Hotel (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55), em Porto Alegre
Quem: Delegados e observadores, eleitos entre os sindicalizados

PROGRAMAÇÃO IV CONSEJU

SEXTA (5/8)
18h30 - I PAINEL: A Conjuntura Atual do Judiciário Brasileiro. Que Justiça é
essa? E a quem serve?
Painelista: Luislinda Valois Santos, Desembargadora do Estado da Bahia e Escritora
20h - Debates
21h - Jantar
SÁBADO (MANHÃ)
9h - Leitura e aprovação do Regimento Interno
9h30 - II PAINEL: O Judiciário e as novas tecnologias. Qual nosso papel como servidores?
Painelistas:
Aírton José Ruschel, Mestre em Antropologia Social e Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e
Antônio Vinícius Amaro, Juiz Assessor da Presidência do TJRS
10h30 - Debates
10h50 - Intervalo
11h - III PAINEL: O Assédio Moral e a Saúde dos Trabalhadores. O caminho para
a qualidade de vida no local de trabalho.
Painelista: Arthur Lobato Magalhães Filho, Psicólogo, Jornalista e Diretor de Saúde do
Sindicato de Jornalistas Profissionais de Minas Gerais
12h - Debates
12h30 - Almoço
SÁBADO (TARDE)
14h - IV PAINEL: A PEC 190/07, Unificação do Judiciário Brasileiro e a filiação à Fenajud
Painelista: Volnei Rosalen, Secretário de Formação Sindical do SINJUSC e Maria José
(Zezé), Presidente da FENAJUD
15h - Debates
15h30 - V PAINEL: Plano de Lutas para os Trabalhadores do Judiciário.
Painelista: Vito Gianotti, Escritor e Jornalista, Núcleo Piratininga de Comunicação (RJ
16h - Debates
16h30 - Intervalo