Mapa da Violência no Brasil

Porgiovanidepaula- Postado em 23 março 2011

A violência vem causando preocupação incessante na sociedade brasileira, tendo destaque nos últimos anos a questão dos crimes contra a vida, em que tem se percebido um destacado aumento das mortes de jovens e adultos, sobretudo do sexo masculino, por causas externas como o homicídio, suicídios e as mortes no trânsito.
Diante dessa situação, o governo brasileiro vem acompahando essa questão principalmente por meio do Ministério da Saúde (Sistema de Informações sobre Mortalidade)e do Ministério da Justiça.
Nesse sentido o Ministério da Justiça realizou um estudo em parceria com o Instituto Sangari visando uma melhor compreensão sobre a violência que vem irrompendo, preocupando e transformando o cotidiano da sociedade brasileira.

Segue notícia sobre o lançamento do Mapa da Violência 2011 pelo Ministério da Justiça:

"MJ divulga Mapa da Violência 2011
Brasília, 23/02/2011 (MJ) – Será lançado nesta quinta-feira (24), no Ministério da Justiça, em Brasília, o Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil. A divulgação será às 10h, na Sala de Retratos do edifício sede, e contará com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Elaborado pelo Instituto Sangari, em parceria com o Ministério da Justiça, o estudo traz um diagnóstico sobre como a violência tem levado à morte brasileiros, especialmente os jovens, nos grandes centros urbanos e também no interior."

O download do mapa pode ser efetuado no link: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJEBAC1DBEITEMIDDD6FC83AAA9443839282F...

Ter a possibilidade de uma visão geo-espacial dos dados traz inteligibidade que não seria possível em caso de observar dados brutos. Porém a preocupação que traz é o delay de atualização. Como e com que frequência será mantida atualizado?

Ao construirmos mapas, devemo tomar este cuidado.

Giovani interessante que o "mapa"não esta em mapa, ou seja as informações principais está em tabela, um bom trabalho é colocar isso tudo em outra plataforma.

Geovana Cartaxo, pesquisadora, ambientalista, professora, mãe