Marx e o Direito - Um estudo dos textos da Gazeta Renana

Porbarbara_montibeller- Postado em 24 maio 2012

OLIVEIRA, Helena Kleine

OLIVEIRA, Helena Kleine. Marx e o Direito - Um estudo dos textos da Gazeta Renana. Monografia (Graduação em DIreito).Curso de DIreito, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DEPARTAMENTO DE DIREITO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

HELENA KLEINE OLIVEIRA

MARX E O DIREITO
Um estudo dos textos da Gazeta Renana

“Vejo na proibição da Gazeta Renana um avanço da consciência política, e isto é o que move a minha demissão. [...] Eu já estava farto de tanta hipocrisia, de tanta tolice, de tanto autoritarismo brutal, de tanto ajoelhar-se, adaptar-se e curvar-se, de tanto ter que cuidar da escolha de palavras. É como se o governo me houvesse devolvido a liberdade” (Karl Marx)

RESUMO

O presente trabalho analisa o entendimento que Marx, nos textos da Gazeta Renana, possui do Direito. Para tanto, é feita uma análise da VI Dieta Renana e das duas principais leis que tal órgão tratou: a Lei da Censura e a Lei sobre o Furto de Lenha. Percorre-se o conceito de Estado presente nestes textos e sua relação com o interesse privado- para tanto, são estudados três conceitos-chave: liberdade, filosofia e imprensa. Assim que, após o estudo dos já mencionados conceitos, chega-se no conceito de Lei e Direito, para que sejam analisadas questões como a Lei da Censura e a Lei de Imprensa, o papel do juiz, da pena e do direito consuetudinário.

AnexoTamanho
monografia.pdf389.26 KB