Notícia - Google: os segredos da melhor empresa

Pormfs- Postado em 15 junho 2012

Google: os segredos da melhor empresa

Empresa investe em um ambiente de trabalho descontraído e colaborativo como forma de estimular a individualidade dos profissionais

Quem acha que diversão e trabalho não combinam precisa rever seus conceitos. O Google, primeiro colocado no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI e Telecom de 2010, tem como filosofia que só com um ambiente de trabalho descontraído e regras flexíveis seus funcionários ­ ou Googlers, como são chamados internamente ­ terão condições de atingir o principal objetivo da empresa: criatividade para desenvolver soluções e produtos inovadores no mercado.

Um indício do modelo pouco convencional de gestão das pessoas é o ambiente de trabalho. Nos escritórios do Google no Brasil (em São Paulo e em Belo Horizonte), mesas de pingue-pongue, videogames, pufes e redes de descanso dividem espaço com mesas, cadeiras e computadores. Além disso, as baias de trabalho de cada um dos funcionários, inclusive a do presidente da empresa, são decoradas individualmente, graças a uma verba de 100 dólares que os empregados recebem quando entram na companhia.

"Um diferencial, seguramente, é o ambiente. Além de todas as atividades lúdicas, voltadas a fazer com que as pessoas se divirtam e trabalhem ao mesmo tempo, temos uma série de espaços de convivência", explica a gerente de recursos humanos do Google para América Latina, Monica Santos, que completa: "Isso está ligado com a cultura de colaboração".

Monica acredita que o modelo colaborativo representa um dos segredos do sucesso da companhia, reconhecida como uma das empresas mais bem-sucedidas da internet e que faturou mais de 23,6 bilhões de dólares globalmente em 2009. Essa colaboração começa no modelo de contratação das pessoas. O Google estimula que os funcionários indiquem bons profissionais para trabalhar na empresa. Como forma de estimular essa prática, toda vez que uma pessoa é contratada a partir da indicação de um Googler, este último recebe um bônus de 5 mil reais.

Em 2009, a gerente de RH calcula que 61% das pessoas contratadas no País foram indicadas por funcionários do Google. "Acreditamos que bons profissionais têm uma rede de relacionamento forte e gostam de trabalhar com gente competente", justifica Monica. "Mas isso não significa que damos preferência apenas a indicados. No nosso site temos uma área (Google Jobs) na qual qualquer um pode se candidatar", acrescenta a executiva, que, em 2009, recebeu mais de 10 mil currículos somente no Brasil.

Quanto ao perfil de profissionais buscados pela empresa, a gerente detalha que um dos aspectos mais importantes para a seleção de potenciais funcionários é o histórico escolar. "Pelo fato de ter sido fundado por acadêmicos, o Google dá muito valor ao desempenho universitário", relata.

Além disso, a empresa busca pessoas compatíveis com o que estabelece como um bom Googler. Isso envolve ter habilidade para lidar com mudanças, flexibilidade, paixão por tecnologia, vontade de fazer trabalhos voluntários e interesses que vão além do trabalho, como gostar de esportes e de música.

Vicente Carrara, gerente de contas para a área de bens de consumo da empresa no Brasil, representa um bom exemplo do espírito Googler. Aos 30 anos de idade, dos quais 4 deles no Google, o executivo é guitarrista nas horas vagas e carrega um currículo bastante diversificado, que inclui desde apresentações de teatro, até produção de cartões para baladas e tradução para séries e filmes de televisão.

Formado em marketing, Carrara conta que entrou na empresa por acaso. "Era marketeiro online de uma grande empresa de tecnologia, quando, uma pessoa do Google veio me visitar para apresentar um produto", relata. De acordo com ele, essa conversa despertou um interesse pelo que fazia a companhia. "Vi na internet que eles tinham uma vaga e mandei meu currículo", detalha o gerente, que fez sete entrevistas com a matriz da empresa, nos Estados Unidos, até ser contratado, em julho de 2006.

Quando questionado sobre o que torna o Google uma empresa interessante para trabalhar, o gerente responde: "A questão mais fascinante são as pessoas. Você pode aprender coisas todos os dias."

Como demonstra a notícia, há uma necessidade de rever o modo de trabalho atual, o ambiente, as relações, a hierarquia, tudo precisa ser revisto. No atual sistema de mercado, necessita-se conquistar o empregado, estimula-lo, para obter resultados expressivos. Transformar o ambiente de trabalho de algo exaustivo, chato, para agradável, onde o empregado sinta-se bem, gostando de frequentar, é a chave do sucesso para as atuais empresas.

Ou seja, uma completa transformação. Para obter resultados, há que se ultrapassar a ideia de trabalho como castigo, obrigação por um ambiente de trabalho estimulante. Com isso acaba beneficiando tanto o empregador, como o empregado. Um exemplo é a empresa Google, que oferece 20% do tempo de trabalho onde cada um pode realizar um projeto pessoal e 10% de tempo livre absoluto. Outro brilhante investimento é a destinação de uma verba especial para a formação profissional e pessoal dos empregados, como a Google, que oferece 16 mil reais por ano para cada empregado aprimorar-se e, consequentemente, retribuir muito mais para a empresa.