Notícia - Governo Eletrônico facilita acesso para portadores de deficiência


PorJaqueline Arsie- Postado em 31 outubro 2012

 

      A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento informa sobre o lançamento do Portal da Pessoa com Deficiência e um novo modelo de acesso ao Programa Governo Eletrônico, que visa melhorar a vida das pessoas que têm algum tipo de deficiência e facilitar o acesso das mesmas. Por meio do recurso leitor de tela, um programa que sintetiza a voz humana e "lê" para o usuário o conteúdo da página eletrônica, o portal é totalmente acessível às pessoas cegas ou com visão limitada. Pela página será possível oferecer, por exemplo, serviços como a compra de automóvel adaptado a quem não tem os membros inferiores.A página eletrônica será uma referência para os órgãos governamentais sobre como devem ser usadas as normas do novo modelo de acesso ao Programa Governo Eletrônico, o e-MAG 3.0, que será lançado junto com o portal.

   Entre os destaques da nova versão está a padronização dos atalhos do teclado do computador. Não importa em que página o internauta navegue, os atalhos de teclado que ele costuma usar vão servir para todas as outras páginas eletrônicas de órgãos públicos. Serão padronizados atalhos de busca, navegação e conteúdo, entre outros, para atender às necessidades dos deficientes visuais, auditivos e motores.

    Sendo o objetivo final do governo eletrônico garantir a universalização dos serviços, a partir do conteúdo da reportagem pode-se afirmar que também é responsável por promover a inclusividade. Se a dificuldade estava nas restrições do uso, já pode ser esta desconsiderada, visto que a tecnologia e seus avanços vem permitindo acesso mesmo àqueles que por vezes tiveram reistrições ao acesso.