Notícia - Governo eletrônico pode diminuir burocracia

PorRafael Oliveira...- Postado em 28 setembro 2011

BRASÍLIA  – O século 21 será marcado pela evolução da internet e do setor eletrônico, e quem não acompanhar essa tendência perderá espaço, principalmente, na prestação de serviços, afirmou, ontem, o diretor executivo da International Governance Solutions (IGS), Guido Bertucci, em palestra no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) sobre o papel do governo no setor de tecnologia da informação (TI).

O diretor da IGS – organização que desenvolve soluções para facilitar a governança – disse que o governo eletrônico é importante ferramenta para diminuir a burocracia no setor público, mas destacou que o primeiro passo nessa direção deve ser a promoção de mudanças administrativas.

Primeiro, é preciso mudar a cultura hierárquica dentro das instituições. Quem ocupa um cargo mais elevado precisa entender que os mais jovens têm muito a contribuir e saber que a participação de todos os funcionários e da população é fundamental”, afirmou Bertucci.

O segundo desafio, especificamente no caso brasileiro, é criar um banco de dados único. Bertucci acrescentou que, em função de o Brasil ser muito populoso, isso pode ser uma barreira mais difícil de transpor, pois a solução está na integração entre os diversos ramos do governo.

De acordo com o executivo, o governo não deve se limitar a apenas prestar serviços, tem também que dominar todas as fases do conhecimento e torná-lo público para impulsionar o país. Isso já ocorre, segundo ele, na Bélgica, Coréia do Norte e Suíça, países citados por Bertucci como exemplos de governança eletrônica.

Análise Crítica

É uma notícia interessante, pois  mostra que o setor público está disposto a se adaptar aos novos tempos que exigem serviço público universal e de qualidade.

Para um país que pretende se expandir, é preciso que ele corte a sua burocracia excessiva, reduzindo sua ineficiência e gastos desnecessários. Se não o fizer corre o risco de ficar travado e estagnado.

Percebe-se como a tecnologia altera os antigos padrões administrativos e culturais, onde toda pessoa de qualquer idade pode ajudar a contribuir para o todo, sem depender tanto das pessoas nos cargos mais elevados. De certa forma  a tecnologia transforma as relações e as estruturas verticais, aquelas que são de  superior para subordinado, para horizontal, ou seja entre iguais.

Existe cada vez mais a necessidade do compartilhamento de dados no setor público para aumentar a sua articulação inerna e assim aumentar a eficiência. Também vai permitir maior transparência nas informações.