Notícia - Por que as empresas optam pelo teletrabalho?


Porguilherme.locatelli- Postado em 27 abril 2011

Notícia: Por que as empresas optam pelo teletrabalho? (05 de janeiro de 2011)

SÃO PAULO – Geralmente associado a mães, o serviço de meio período está passando por um processo de expansão na Holanda, de acordo com o New York Times.
  Pais de família e mulheres sem filhos estão optando por trabalhar menos horas por semana ou concentrar sua carga horária em três ou quatro dias para equilibrar vida pessoal e profissional.
  A sede holandesa da Microsoft é um exemplo de empresa que não apenas permite, mas também incentiva o trabalho mais flexível.
  Segundo o NYT, 95% dos funcionários da filial da Microsoft no país trabalham remotamente, em casa, pelo menos uma vez por semana e 25% ficam em casa por quatro dias na semana.
  Os encontros presenciais dependem dos grupos de trabalho. Enquanto alguns se reúnem duas vezes a cada sete dias, outros têm conversas pessoalmente uma vez por trimestre. Grande parte do trabalho é feito online, por meio de conferências.
  Com menos pessoas no escritório, as empresas estão diminuindo seus espaços para funcionários, gerando uma economia de tempo no trânsito, combustível e papel. A Microsoft afirma que, em 2010, conseguiu cortar cerca de 900 toneladas de emissões de gás carbônico, devido ao trabalho flexível e de meio período.

fonte:http://info.abril.com.br/noticias/carreira/por-que-as-empresas-optam-pelo-teletrabalho-05012011-3.shl

Análise:

  A pergunta feita no título, "por que as empresas optam pelo teletrabalho?", pode ser respondida observando-se as vantagens desta espécie de trabalho: há economia de tempo, de combustível e de papel. Outra vantagem é a diminuição do stress do trabalhador que pode passar mais tempo em casa, embora esta redução tenha de ser controlada para não se tornar um relaxamento excessivo. Estas vantagens são de interesse da empresa, uma vez que seu objetivo é principalmente aumentar a produtividade diminuindo os gastos.

  O teletrabalho é uma tendência muito grande na sociedade da informação e do conhecimento. Por exemplo, a Microsoft, uma das maiores e mais bem oranizadas empresas do mundo, já percebeu as vantagens do teletrabalho, pois como citado na notícia 95% dos funcionários da sede holandesa da empresa trabalham remotamente pelo menos uma vez por semana e 25% trabalham quatro dias em suas casas. Todos saem ganhando com o teletrabalho: a empresa, que diminui custos com vale-transporte e ganha tempo, o funcionário que não precisa se locomover e até o meio ambiente, já que sem a locomoção é evitada a emissão de gases poluentes.